Atividade Física: perguntas e respostas

Atividade Física perguntas e respostas

Você tem dúvidas com relação a exercícios e atividade física? Esclareça agora suas dúvidas.

1. Aparelhos anunciados na TV realmente acabam com as gordurinhas localizadas no abdome, deixando-o sarado?

Não. Os aparelhos anunciados para exercitar o abdome, fortalecem a musculatura, mas sozinhos não deixam a sua barriga sarada. Para perder a gordura localizada na barriga e ter um abdome bonito não basta realizar apenas os exercícios abdominais. É preciso fazer uma dieta alimentar balanceada, fazer exercícios aeróbios de 5 a 6 vezes por semana, com duração entre 30 e 60 minutos, com intensidade de moderada a forte ou abdominais 3 vezes por semana e cuidar também da postura.

2. A musculação é considerada uma atividade aeróbia?

Não. As principais vias energéticas nos treinos de musculação são anaeróbias, onde há a produção de energia sem oxigênio. São chamadas de sistema ATP-CP e glicólise.

3. Qual atividade deve-se fazer primeiro: musculação ou exercícios aeróbios?

Se você faz um trabalho intenso de musculação e também aeróbio, o ideal é alternar os dias, fazendo um em cada dia. Agora, você pode fazer um trabalho aeróbio intenso num dia e musculação no outro, seguido de trabalho aeróbio leve ou moderado (dependendo do tipo de treino e do seu objetivo). Dessa forma, você faz os aeróbios de 5 a 6 vezes por semana.

Fazendo as duas atividades no mesmo dia, prefira começar pela musculação, desta forma você rende mais na primeira e fica mais suado e relaxado depois dos aeróbios.

4. Por que sinto dor um ou dois dias depois dos exercícios?

Dores sentidas de 24 a 48 horas após o treino são chamadas de dores tardias. Elas aparecem porque ocorrem microrrupturas nas fibras musculares e no tecido conjuntivo e estes sofrem um processo de inflamação, provocando a dor. Mas estas desaparecem cerca de 4 dias depois e, com o treino contínuo (na mesma intensidade), o corpo se acostuma e não aparecem mais as dores.

Agora, se você aumentar a intensidade ou passar do seu limite ou mesmo se fizer uma atividade à qual não está acostumada, estas dores podem aparecer.

Comente

Últimas