Atividades indoor no inverno

Atividades indoor no inverno

O inverno está chegando. Nesta época do ano, principalmente nos lugares de inverno rigoroso, as pessoas procuram fazer mais atividades indoor.

Aqui no Brasil, embora as academias estejam investindo em atividades outdoor como Trekking, escaladas, trilhas de bike e muitas outras atividades de aventura, ainda é grande o número de pessoas que procura atividades indoor nas academias ou mesmo em casa fugindo do frio das ruas, parques, etc.

Muitas pessoas também deixam de se exercitar no inverno, o que é completamente errado, já que geralmente nesta época a comida é muito mais calórica e a tendência é engordar. Estas pessoas chegam no mês de Setembro e procuram uma atividade física para entrar em forma para o verão. Mas sabemos que o ideal é manter uma regularidade nos exercícios e na dieta para se ter um resultado constante.

Treinar no frio também é muito agradável, pois logo começamos a nos aquecer e esquecemos do frio. Além disto, fazendo exercícios e queimando calorias, poderemos com certeza comer delícias de inverno sem culpa, como uma fondue de chocolate. Veja abaixo algumas atividades indoor que queimam muitas calorias.

Escalada Indoor

Escalada Indoor é uma atividade esportiva que consiste na subida em locais como: muro de alvenaria, paredes, estruturas de aço revertidas de placas de compensado, etc. Locais estes repletos de agarras de resina e pó de pedras simulando uma rocha. A distribuição das vias é feita de forma gradual onde o praticante pode tentar cada vez mais superar os seus limites.

  • A Escalada Indoor possibilita ao praticante um trabalho aeróbico e anaeróbico simultaneamente, trabalhando assim a maior parte dos músculos do seu corpo. Com isso, é possível queimar de 600 a 800 calorias hora.
  • Além disso, desenvolve a capacidade técnica, coordenação motora, consciência corporal, autoconfiança, somando a tudo isto o prazer da conquista e muita adrenalina.
  • Ciclismo Indoor

    Esse exercício físico também é conhecido como rpm, spinning ou simplesmente aula de bike. Ele é baseado a princípio nos métodos utilizados pelos ciclistas e triatletas profissionais, principalmente europeus, que a usam como meio de aquecimento e manutenção do seu condicionamento físico em época de inverno rigoroso, chuvas e como forma de atividades educativas que auxiliam na sua eficiência técnica quando estes praticam o ciclismo ao ar livre.

    Outro objetivo observado nesses indivíduos é que eles aproveitam para simular alguns desafios psicológicos e fisiológicos que ocorrem quando estão competindo. Com intuito de facilitar, adaptar, conquistar e direcionar os alunos para esta modalidade dentro das academias foi criada uma bicicleta estacionária, exclusivamente para essa função com facilidades para ser ajustada ao biótipo de cada usuário.

    Hoje em dia observamos inúmeros tipos e modelos dessas bicicletas no mercado, cada uma com seus detalhes e preços. Um dos objetivos dessa aula, ciclismo indoor, para a realidade das academias de um modo geral é a possibilidade do treinamento das vias metabólicas aeróbicas e anaeróbicas combinada com atividades neuromusculares.

    Futebol indoor

    A aula de futebol na academia é uma aula mista e divertida que adapta os movimentos do futebol à sala de ginástica e motiva todos os alunos a participarem. São homens e mulheres, adolescentes e idosos, que gostem ou não de futebol, que saibam ou não jogar. A idéia é simular um treino físico realizado pelas equipes de futebol e trabalhar os fundamentos do esporte. Esta aula também desenvolve o condicionamento cardio respiratório, além de todos os benefícios adquiridos com o futebol.

    Atividades em casa

    Para fazer exercícios em casa, o ideal seria comprar alguns equipamentos como halteres, caneleiras, colchonete e um aparelho para fazer os exercícios aeróbios como esteira, bicicleta ou transport. Você poderá fazer exercícios localizados, alongamentos e a atividade aeróbia.

    Para isso, sugerimos:

  • Caminhada ou corrida, a bike ou o transport 2x a 3x por semana, de 30 a 50 minutos + alongamentos antes e depois.
  • Circuito alternando os localizados + a esteira, a bike ou o transport, 2x a 3x por semana em dias alternados a atividade acima, também com alongamentos antes e depois dos exercícios. (Sugestão de circuito Você poderá fazer este circuito de 2x a 3x por semana, em dias alternados a esteira, a bike ou ao tranport.)
  • Bom treino!

    Comente

    Últimas