Atletas de final de semana

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+

Aprenda como preparar sua coluna para os exercícios

Atletas de final de semana  Aprenda como preparar

Se você não é muito adepto aos esportes, mas quando chega o final de semana não resiste aquela corridinha no parque ou praia para compensar tudo o que consumiu durante a semana, muita calma. Não adianta sair afobado por aí para tirar o atraso e eliminar de vez as gorduras acumuladas ao longo dos anos. No entanto, por mais que se fale, muitas pessoas na ânsia de conseguir um corpo em forma negligenciam alguns cuidados básicos e acabam se lesionando. Ou seja, a fórmula sedentarismo mais falta de preparo físico pode deixar o "atleta de fim de semana" com sérios traumas musculares, principalmente na coluna. Então, o ideal é progredir lentamente na intensidade e na modalidade dos exercícios, começando por atividades de baixo impacto, respeitando os limites físicos do corpo.

De acordo com o ortopedista Rodrigo Junqueira Nicolau, "não é preciso ser um maratonista para estar exposto a lesões. Muitas vezes, uma simples caminhada ou uma corrida leve podem gerar danos ao corpo, especialmente se o terreno for acidentado e o sapato inadequado", relata o médico. Para os atletas de verão, não são somente os exercícios realizados de forma inadequada na cidade, mas também na praia, podem oferecer riscos à sua saúde. "A areia fofa oferece mais obstáculos ao corpo, facilitando entorses, por exemplo. É importante procurar superfícies mais niveladas e, caso a pessoa já esteja iniciada nos esportes, usar um tênis com bom sistema amortecedor que reduza o impacto do corpo", ensina.

Ele também lembra que o mesmo vale para os esportes livres, como frescobol, vôlei e outros. Para os que utilizam aparelhos de ginástica instalados em parques e praias, o médico observa que o cuidado deve ser redobrado, inicie o exercício de maneira gradativa, sem exigir de mais do corpo e monitorando sempre a postura na realização dos movimentos. É importante estar sempre atento aos sinais de limitações do seu corpo. "Sem ter uma preparação adequada, pode ser que a pessoa até tenha capacidade cardiorrespiratória para caminhar ou correr por 1 hora na praia, porém o resto do corpo, especialmente a coluna, não está pronta para esse tipo de esforço", alerta o especialista em coluna do Instituto de Patologia da Coluna, Etevaldo Coutinho.

Por esse motivo, na hora de se alongar, lembre-se que além de braços e pernas, você também deve preparar sua coluna e pescoço para a atividade física. Faz parte do time dos atletas de finais de semana e não quer abrir mão do exercício porque ele ajuda a aliviar o estresse? Não tem problema, basta ter atenção aos sinais e, ao menor indício de fadiga muscular ou câimbra, dê um descanso para o seu corpo.

Agora, para prevenir lesões e preparar a coluna para o impacto do exercício, o fisioterapeuta da clínica Fit&Fisio, Elder Camacho ensina como aquecer a musculatura antes de iniciar a atividade física.

1. Em pé, levantar as duas mãos entrelaçadas para cima até sentir alongar um pouco a coluna (3x de 10 segundos cada);

2. Em pé, na mesma posição do exercício 1, inclinar para um lado e para o outro devagar (2x de 10 segundos cada lado);

3. Em pé, rodar os ombros para trás e para frente, com o pescoço relaxado (30x em cada sentido);

4. Em pé, inclinar devagar a coluna um pouco para frente levando as mãos até a ponta dos pés (3x de 10 segundos cada);

5. Em pé, com as pernas paradas, gire o tronco devagar de um lado para outro (2 séries de 10 repetições cada).

Por Paula Perdiz

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+

Comente

Últimas