Aulas de samba: 500 calorias em menos em uma hora!

Aulas de samba 500 calorias em menos em uma hora

Foto - Triathon Academia

Apesar de muitos brasileiros serem apaixonados pelo Carnaval, muita gente não nasceu com o samba no pé. Os foliões que não querem fazer feio nos blocos e nas avenidas se preparam com aulas especiais nas academias. Nessa época é muito comum as próprias passistas ensinarem os passos.

A Triathon Academia foi uma delas. Quem ditou o ritmo das aulas foram as passistas da Rosas de Ouro, de São Paulo. Além de melhorar o condicionamento físico, as aulas de samba trabalham vários músculos, entre eles, abdomen e pernas. E queimam muitas calorias.

"A quantidade depende muito do aluno, da condição física, do ritmo imposto pelas músicas e pelo professor, porém, em 60 minutos de samba com uma boa intensidade pode-se perder mais de 500kcal", afirma a educadora física Milena Emídio. Imagine isso em uma tarde toda de folia?

Conforme a educadora, durante a aula, as mulheres usam mais os músculos da panturrilha e das coxas, além do cardíaco, comum em modalidades de dança. Seja na academia, nas ruas ou na avenida, quem gosta de sambar nunca deve se esquece do aquecimento, que pode ser feito de várias formas. "Uma delas é sambando em uma intensidade baixa com pouco impacto", sugere. Ou ainda dançando um ritmo semelhante ao samba só que de forma mais suave.

Milena lembra que a preparação das passistas é feita com muitos exercícios de samba, além de atividades aeróbias e musculação. E claro, elas mantém uma alimentação saudável e balanceada.

Quem é iniciante e não tem preparo físico corre sérios riscos de ter lesões, principalmente porque acaba sambando o dia inteiro, em um ritmo muito intenso. A educadora afirma que o ato de dançar em ritmo de samba solicita muito equilíbrio entre as articulações de tornozelo, joelho, quadril e coluna. Em conjunto essas articulações se movimentam em ritmo acelerado durante um samba.

"Portanto, um desequilíbrio em cima de um salto alto, a falta de condições físicas, a falta de atenção no movimento e percepção do corpo durante o ato de sambar podem ser o suficiente para ocorrer lesões no corpo", adverte.


Se você faz questão de curtir a folia com um bom salto alto precisa prestar atenção nessa dica. Primeiro se preparar fisicamente. "E sempre estar com a musculatura de panturrilha, anteriores, posteriores, internos, externos de coxa, glúteos e todo corpo bem alongados e fortalecidos".

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