Benefícios das atividades físicas para pacientes com diabetes

Lembre-se de que é importante monitorar os níveis de glicose antes, durante e depois de praticar algum exercício
Benefícios das atividades físicas para pacientes com diabetes

Foto: Corbis / JAG Images

Segundo dados da Federação Internacional de Diabetes, estima-se que cerca de 12 milhões de brasileiros apresentem a síndrome metabólica, contudo, em apenas metade é diagnosticada a doença.

As perspectivas é que, até 2035, 19,2 milhões de pessoas sejam afetadas pela diabetes. Para ajudar a driblar esses riscos, uma alimentação bem balanceada e a prática de exercícios físicos diariamente (sob supervisão médica) são dois fatores que ajudam na prevenção da diabetes tipo 2 e controlam e os níveis de açúcar no sangue de quem já tem a síndrome manifestada.


A prática de exercícios físicos, sempre acompanhada de um profissional especializado, promove inúmeros benefícios ao paciente com diabetes, entre eles: estabilidade dos níveis de açúcar no sangue, perda de peso, melhora na circulação sanguínea, melhora do humor, sono mais tranquilo, aumento da disposição, bem como a diminuição da ansiedade, já que colocar o corpo em movimento libera a serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de prazer e bem-estar.

Cabe lembrar que é importante monitorar os níveis de glicose antes, durante e depois de praticar algum exercício. Isso porque cada pessoa responde de uma forma diferente à cada tipo de atividade física proposta. Assim como qualquer atleta, os portadores de diabetes que têm uma vida ativa devem manter uma dieta nutritiva e bem equilibrada, sempre no intuito de deixar a glicose no sangue sob controle.

Se você tem diabetes, veja algumas dicas para praticar um esporte corretamente:

1. Avaliação médica – Antes de adotar qualquer tipo de exercício, especialmente os de alto impacto, converse com médico para que possa avaliar o tipo de atividade e valide seu plano de exercícios.

2. Confira sua glicose – A intensidade, duração e tempo dos exercícios são capazes de alterar o nível de glicose no sangue. Por isso é essencial fazer a medicação antes, durante e depois da atividade.

3. Mantenha-se hidratado! - É importante beber muita água antes, durante e depois do exercício para manter o corpo bem hidratado.

4. Devagar se vai ao longe - Pratique exercícios num nível de conforto para você. Comece devagar a fim de evitar dores e lesões.

5. Alimente-se bem - Coma diversas verduras e vegetais. Diminua o consumo de gordura saturada e de açúcar e opte pelos integrais em vez dos carboidratos refinados. O médico que acompanha o caso poderá ajudar a criar um plano de dieta de acordo com as necessidades individuais.

Por Renata Branco

Comente

Aproveite o Dia dos Namorados para cozinhar receita deliciosas com o seu/sua crush!

Receitas para o dia dos namorados

Últimas

Copyright © 2019 e-Mídia