BOSU

BOSU

Não muito conhecida, o BOSU da sigla "Both Sides Up" (ambos os lados para cima) é uma prática esportiva que possibilita o desenvolvimento das várias modalidades do fitness como as aeróbicas, musculares, alongamento e até o equilíbrio, com muita diversão.

Trata-se de uma semi-esfera de plástico inflável, parecido com uma bola cortada ao meio com 63 centímetros de diâmetro, que pesa aproximadamente 8 kg e suporta até 1.000 kg.

Este equipamento pode ser utilizado de duas formas: com a base apoiada no chão ou virada para cima (sendo esta posição de maior dificuldade).

Inventado nos Estados Unidos em 1999, ele possibilita que se façam inúmeros movimentos, como pular, correr, saltar, caminhar, fazer abdominais ou até movimentos de força e flexibilidade.

As posições trabalham com o alinhamento do eixo de gravidade. Promove o equilíbrio corporal, a consciência e ainda contribui na melhora da coordenação motora, aumenta a eficiência neuromuscular de músculos neutralizadores e estabilizadores.

A sua ação é tão grande que atletas profissionais como competidores de ski e snowboarding utilizam para melhorar seu desempenho.

Por ser um equipamento muito seguro permite que qualquer pessoa, independente do nível de atividade física, consiga resultados efetivos no treino de equilíbrio. É também um equipamento que desafia os mais experientes, o que possibilita a sua evolução.

Os principais benefícios do treinamento com o Bosu são:

  • integra corpo e mente exigindo concentração;
  • desenvolve a visão para uma melhor consciência, alinhamento e posicionamento corporal e para movimentos mais seguros;
  • desenvolve e mantém o controle muscular, aumenta a eficiência do movimento;
  • melhora a coordenação, equilíbrio e função neuromuscular, desde a reabilitação até a melhora funcional esportiva;
  • melhora a postura, auxilia na performance do movimento, eficiência e segurança.
  • Em uma aula com duração de 60 minutos há um gasto de aproximadamente 800 calorias. Há quem afirme que 10 abdominais feitas no Bosu correspondem a 42 abdominais sem o equipamento.

    Se você está à procura de um trabalho de reabilitação, alongamento, coordenação ou um treino de resistência, o Bosu tem como finalidade atender a todas as necessidades individuais de cada pessoa em qualquer aula ou situação.

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