Brincadeiras da infância para curtir com os filhos nas férias

Divirta-se e aproveite para gastar calorias

Brincadeiras para curtir com os filhos

Já pensou em perder peso, melhorar a qualidade de vida, criar mais disposição e ainda passar mais tempo com os filhos em um único pacote? Isso é possível de uma forma bem divertida: por meio das brincadeiras que costumávamos aproveitar na infância.

No período de férias escolares das crianças só não vale ficar parado em casa. Aproveitem para colocar em prática todas aquelas brincadeiras que você sente saudade e que estimulem as crianças a se exercitar. "Incentive-as com encontros em locais apropriados, como em um parque. Lá eles não terão outra opção a não ser brincar. E traga coleguinhas da mesma faixa etária", sugere Givanildo Mathias Holanda, personal trainer e fisiologista da Test Trainer.

Após a escolha do lugar resta aos pais conhecerem bem as regras das brincadeiras e entrarem no meio para dar exemplo aos filhos. "As brincadeiras em grupo são melhores para a queima de calorias, pois são mais dinâmicas e exigem grande movimentação dos participantes sem muitos intervalos para descansar", afirma Holanda.

Quando o ar está muito seco, que é típico no período de inverno, evite praticar as brincadeiras ao ar livre no período da tarde. "Há pessoas que, após a prática desse tipo de atividade, ficam com a adrenalina muito acentuada e demoram a dormir. Para elas, o ideal também é pela manhã", alerta o fisiologista. "Já quem não tem esse tipo de problema pode se movimentar à noite ou no período que preferirem desde que evitem o ar seco", complementa.

Para quem não é muito fã das academias, esta também é uma ótima opção para eliminar os quilinhos indesejados. "Em um ambiente aberto a motivação é maior porque está respirando ar puro e os desafios podem ser maiores considerando que, possivelmente, a brincadeira terá mais pessoas envolvidas e um repertório maior", descreve o personal.

Conheça as brincadeiras que mais gastam calorias destacadas por Givanildo Mathias Holanda

Pular corda: queima até 480 calorias em 30 minutos. É uma atividade que vai trazer grandes benefícios para o condicionamento cardiorrespiratório, emagrecimento e resistência das pernas, pois trabalha os flexores e extensores da coxa, abdômen e definição das panturrilhas. Para saber a altura correta da corda, caso deseje praticá-la individualmente, pise nela e estique-a até a altura do peito.

Amarelinha: queima até 170 calorias em 30 minutos. Essa atividade vai melhorar sua coordenação motora, impulsão horizontal, equilíbrio e desenvolvimento do raciocínio. Para brincar basta riscar as casinhas e números no chão com giz ou comprar um tapete em EVA no formato do jogo.

Pega-pega: queima até 200 calorias em 30 minutos. A prática trará benefícios na agilidade para correr além de um bom condicionamento cardiorrespiratório.

Bambolê: queima até 160 calorias em 30 minutos. É uma atividade que vai trazer grandes benefícios na flexibilidade da musculatura do quadril e cintura pélvica. Além disso, melhorar a coordenação motora.

Stefane Braga (MBPress)

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