Calistenia: nova modalidade que está ganhando praticantes assíduos

A atividade usa o próprio peso corporal como carga

Calistenia nova modalidade que está ganhando prati

Já ouvir falar na calistenia? Calma! Isso não é um tratamento de beleza e tão pouco uma fórmula de remédio, mas sim a modalidade que vem conquistando alunos de academia. O exercício é praticado utilizando o próprio peso corporal como resistência, ou seja, a ideia é que a pessoa use a resistência natural por meio de um treinamento que envolva abdominais e equilíbrio.

Como o corpo e a região abdominal é a principal ferramenta de trabalho dessa modalidade, ainda não é possível dizer quantas calorias se perde em uma hora de exercícios, até porque isso varia de pessoa para pessoa. A calistenia vem cada vez mais ganhando praticantes entre homens e mulheres, porém ainda existe uma carência de locais preparados para receber este treinamento, por isso, um número considerável de pessoas que já treinam está usando os parques e praças para se exercitarem.

A novidade divide os exercícios em oito partes e é considerada a favorita dos militares para treino físico que combina sincronismo, coordenação e esforço físico. Além da prática da calistenia fortalecer os músculos superiores e inferiores, ela ainda ajuda no sistema cardiovascular.

Todo mundo pode praticar esta modalidade, mas profissionais alertam que o bom senso é necessário, mesmo que a sobrecarga utilizada é o próprio peso corporal. Procure um profissional e entre para o time desta nova tendência que já está ganhando o país inteiro.

Abaixo, um treino básico para quem deseja começar a praticar:

1. Em pé, afaste as pernas na linha do quadril. Depois se agache até ficar na posição de flexão de braço.

2. Faça alguns movimentos de flexões para, em seguida, fazer uma sequência em que afastará as pernas como uma tesoura.

3. Volte a posição inicial da flexão, puxe suas pernas até o tórax e dê um salto até ficar em pé novamente.

4. Mantenha um ritmo acelerado e refaça os movimentos por algumas vezes. Não se esqueça de controlar a respiração.

Um dos treinos mais desafiadores da calistenia é aquele que exige o auxílio de barras. Vamos ao passo a passo desta sequência que visa fortalecer costas e bíceps:

1 - Pendure-se em uma barra acima da altura de sua cabeça.

2 - Dobre os braços e se empurre para cima de forma que o queixo chegue a estar acima do nível da barra.

3 - Desça lentamente de volta à posição inicial e faça, pelo menos, dez repetições.

Por Kelly Jamal


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