Caminhada de inverno

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+

Especialista indica quatro opções de treino para os dias frios

Caminhada de inverno

Driblar a preguiça e o frio matinais não é tarefa das mais fáceis. No entanto, se o seu objetivo é emagrecer e reduzir medidas, a época não poderia ser melhor. Nós já explicamos aqui porque o gasto energético é maior nos dias frios e, é exatamente por causa desse precioso motivo que voltamos a lembrá-los que não adianta nada comer tudo o que vê pela frente enquanto as roupas escondem os pneuzinhos salientes para depois ficar se remoendo de culpa na hora de colocar o biquíni.

Ok, mal acabamos de entrar no inverno, mas se os cuidados não forem tomados agora, talvez, na primavera o tempo seja curto demais para você desfilar na praia sem encanar com a barriga ou as celulites. Pensando nisso, nós conversamos com o especialista em fisiologia do exercício Flávio de Almeida Prado Mendes para descobrir qual o melhor treino para quem quer começar a se movimentar.

De acordo com o especialista, as caminhadas ou corridas são as atividades mais indicadas para quem não está habituado à prática de exercícios de forma regular e, apesar do clima estar bem ameno, dá sim para treinar sem morrer de frio, mesmo sendo um iniciante. Não acredita?

Para mandar o sedentarismo para bem longe de uma vez por todas, Flávio montou quatro opções de treino para aqueles dias em que o frio está realmente de bater o queixo. Dá só uma olhada!

Os "15 velozes" - Realize este treino quando o tempo for curto. Trote por 3 minutos. Acelere a um ritmo mais rápido e mantenha por 2 minutos. Caminhe por 30 segundos. Repita a sequência. Em seguida, estenda o tempo de corrida para 3 minutos. Caminhe por 30 segundos. Repita. Desaqueça caminhando um pouco.

O empurrão - Aqueça por 6 minutos, alternando 30 segundos de trote com 30 de caminhada. Aumente um pouco a velocidade e corra por 30 segundos. Caminhe por 30 segundos. Continue essa proporção 30/30. Acelere levemente a cada corrida. Faça quantos ciclos quiser, mas dentro da sua zona de conforto.

A corrida longa - Acelere até alcançar um ritmo de corrida confortável. Corra por 2 minutos, então caminhe por 1 minuto. Repita três vezes essa proporção 2:1 e depois corra por 3 minutos, caminhe por 1. Repita três vezes. Finalize o treino correndo segmentos de proporção 2:1, seguidos de segmentos de 1:1.

A ladeira - Acelere até chegar num ritmo fácil. Corra por 3 minutos. Aumente a inclinação para 2% durante 1 minuto, e para 4% por 1 minuto. Diminua a inclinação e descanse 1 minuto. Incline até 4% e corra por 2 minutos. Alterne: corra 2 minutos de aclive (subida), depois trote 1 minuto no plano, pelo tempo que conseguir.

Por Paula Perdiz

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+

Comente

Últimas