Carnaval 2006! Entre na folia e gaste muitas calorias

Carnaval 2006 Entre na folia e gaste muitas calori

O carnaval começou no Brasil na segunda metade do século 18, e veio para substituir uma festa popular trazida pelos portugueses: o entrudo.

Os foliões comemoravam jogando água, farinha e ovos uns nos outros. Essa festa foi proibida e então começaram as passeatas nas ruas, organizadas pelas pessoas ricas do Rio de Janeiro.

Hoje, o Carnaval é o evento de maior manifestação da cultura popular, ao lado do futebol. É um misto de folguedo, festa e espetáculo teatral, que envolve arte e folclore. Na sua origem, surge basicamente como uma festa de rua. Porém, na maioria das grandes capitais, acaba concentrado em recintos fechados, como sambódromos e clubes.

Acompanhar o trio elétrico também envolve muito pique e diversão. O nome "trio elétrico" surgiu em 1951, quando, pela primeira vez, apresentou-se no Carnaval um conjunto de três instrumentistas tocando nas ruas de Salvador numa "pick up Chrysler", modelo Fargo, em cujas laterais se liam em duas placas: "O trio elétrico".

No ano seguinte, surgiu o primeiro grande bloco de Carnaval, denominado "Os Internacionais" composto apenas por homens. Nesta época, a todo instante surgia um trio elétrico novo, mas os blocos iam para as ruas acompanhados somente de baterias ou grupos de percussão.

De lá para cá, o Carnaval vem se aprimorando e ganhando muitos novos foliões. Nesta época tudo vira festa! Para você que vai pular o Carnaval, com certeza terá garantido a queima de muitas calorias. No salão, na rua, atrás do trio elétrico, no sambódromo: não importa. Carnaval é movimento, festa, alegria, diversão e também exercício de montão. Afinal, pular a noite toda exige muito fôlego.

É como dançar a noite inteira! Fazer aula de Axé na academia, por exemplo, é para muitos uma aula frenética que mais parece uma maratona alucinante de coreografias de grupos baianos mesclada com a criatividade de cada professor e que faz o aluno sair da aula pingando depois de gastar mais de 600 calorias em 1 hora.

Na aula de axé você trabalha a sua coordenação motora, flexibilidade, ritmo, memória e condicionamento cardio respiratório, entre outros fatores. Mas para pular carnaval não precisa de tantos quesitos. E imaginem o gasto calórico de quem pula sem parar noite adentro! É um exercício maravilhoso, mas é preciso ter um bom preparo para agüentar tanta folia.

Veja abaixo, o gasto calórico de algumas atividades do carnaval:

  • Pular como integrante de uma ala numa escola de samba do grupo especial (45 minutos): 425 calorias.
  • Desfilar em cima de um carro alegórico (45 minutos): 275 calorias.
  • Brincar num bloco de rua (2 horas): 800 calorias.
  • Num baile de salão (2 horas): 700 calorias.
  • Pular atrás do trio elétrico (2 horas): 800 calorias.
  • Uma boa dica para quem vai pular o carnaval é fazer um bom alongamento antes e depois da folia, pois se você não se exercita há algum tempo, com certeza irá ficar bastante dolorido no dia seguinte. O alongamento poderá preparar a sua musculatura antes e relaxá-la depois.

    Porém, para quem não gosta de tanta folia, o ideal é não deixar de fazer exercícios como caminhadas, corrida, alongamentos e outras opções que podem ser proporcionadas onde você estiver.

    Divirta-se de uma forma ou de outra e bom carnaval 2006!

    Fonte: Revista Veja (gasto calórico das atividades).

    Comente

    Últimas