Cheia de ar e vitalidade

Cheia de ar e vitalidade

Sente-se de forma confortável. Tape a narina direita e inspire pela narina esquerda. Tape a narina esquerda e expire pela narina direita. Repita o ciclo 10 vezes. Você poderá aumentar este número progressivamente.

A respiração é um fator importantíssimo em nossas vidas. Isso você já sabe. Afinal, não conseguimos ficar 10 minutos sem respirar! O que pouca gente sabe é que ela deve ser trabalhada e de forma correta. Pois a maioria das pessoas respira de forma errada.

Os bebês, por exemplo, respiram com o auxilio do ventre, contraindo e expandindo o abdome. Esta forma é correta e aumenta o fluxo respiratório, por isso é chamada de respiração completa. A maioria dos adultos respira apenas com os pulmões (expandindo o tórax) e reduzem em um terço a capacidade de eliminar as toxinas geradas pelo organismo.

Respirar corretamente e treinar a respiração podem trazer muitos benefícios à pessoa. Usar o abdome para aumentar o fluxo interno de ar melhora os desempenhos fisiológicos e mentais.

O treino da respiração, além de diminuir a ansiedade, restabelece a calma interior, alivia os sintomas de problemas respiratórios como bronquite, oxigena o cérebro, equilibra a circulação, ajuda a combater prisão de ventre, insônia, cansaço, massageia os órgãos internos, etc.

Você pode treinar um pouco de respiração todos os dias, no trabalho, no carro. Mas, o ideal é treinar logo ao acordar, em casa e tranqüila.

Veja abaixo algumas sugestões de exercícios que você pode fazer:

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