Como evitar lesões na musculação

Postura incorreta e uso indevido de aparelhos podem causar diversas lesões

Como evitar lesões na musculação

A prática da musculação oferece inúmeros benefícios para a estética e para a saúde. No entanto, é preciso praticá-la da maneira correta, caso contrário, as chances de ter lesões são grandes. A primeira observação fica por conta da postura; fazer exercícios de força com a coluna fora do lugar pode ser bastante prejudicial, podendo ser responsável por hérnias e alteração na curvatura das costas.

Outra questão é o aquecimento. Muita gente acha que um aquecimento geral antes de praticar a sessão de musculaçãoé o bastante. Na verdade, esse aquecimento deve ser feito de grupo em grupo muscular, conforme ele for sendo usado. Sem um aquecimento, há o risco de lesionar o músculo e seu desempenho durante o exercício pode diminuir. O aquecimento de cada grupo muscular pode ser feito de várias maneiras. Por isso é sempre bom malhar com um instrutor por perto, para que ele indique qual é a melhor forma de se aquecer de acordo com seu exercício.

Cada aparelho tem sua forma correta de ser usado e o uso incorreto é o responsável pelas lesões. A barra do pulley, por exemplo, deve ser puxada para trás da cabeça, com a coluna ereta, sem jogar o pescoço para frente. O leg press é um dos campeões em causar lesões, principalmente por que as pessoas dobram os joelhos para fora ou tiram o apoio da coluna, o que é totalmente errado.

Na hora de praticar supino, certifique-se de que a barra esteja na altura dos olhos, caso contrário pode prejudicar a articulação e ligamentos dos ombros. Outro erro comum é o agachamento. Muita gente o faz colocando o joelho em uma dimensão à frente da ponta dos pés, o que pode lesionar a coluna, sobrecarregando-a.

Além do mau uso dos aparelhos, o over trainning também é responsável por lesionar atletas. O excesso de treinamento estressa as articulações, tendões e músculo. Por isso nessa modalidade é recomendado o treinamento intercalado. Para qualquer duvida, malhe sempre sob supervisão.

Por Helena Dias


Comente

Assuntos relacionados: exercício musculação

Últimas