Como voltar aos exercícios depois do parto?

Como voltar aos exercícios depois do parto

Bíceps: Em pé, pernas semiflexionadas. Flexione um dos braços e estenda o outro simultaneamente.

Esta é uma grande dúvida para a maioria das mulheres. Logo após dar a luz, a mamãe tem os seus dias completamente preenchidos pelos cuidados com o bebê, como trocar fraldas, amamentar, dar banho, acalmar o choro etc...Pouco tempo sobra para ela pensar em si, pois quando o bebê está dormindo, também é hora da mamãe dormir e repor as energias.

À medida que a mãe vai se adaptando a nova rotina, surge uma certa ansiedade e preocupação em voltar a ter o corpo que se tinha antes da gravidez. Nem todas as mamães têm esta preocupação, mas a grande maioria tem. A retomada a atividade física se torna essencial para ajudar neste processo. Além de ajudar a emagrecer, os exercícios poderão ajudar em outros aspectos como:

  • Preservação ou restauração das funções normais da bexiga e do intestino.
  • Melhora do tônus muscular (fortalecendo toda a musculatura e principalmente os mais afetados como abdome e assoalho pélvico), da silhueta e da postura.
  • Prevenção do prolapso genital (queda do útero).
  • Mas, muitas questões são feitas como:

  • A partir de quando poderei voltar aos exercícios?
  • Que tipo de exercícios poderei fazer?
  • Como voltar aos exercícios?
  • Pensando neste tema, damos abaixo algumas dicas e também uma sugestão de treino para você que acabou de ter o seu bebê e deseja retomar os exercícios ou iniciar um programa.

    Dicas:

  • Siga sempre a orientação do seu médico em relação a quando voltar as atividades, pois cada caso é um, e o procedimento poderá ser diferente em cada um deles.
  • Geralmente a grande maioria dos obstetras liberam as atividades leves depois de 2 meses após o parto principalmente se este for cesárea. No caso do parto normal este prazo poderá ser mais curto.
  • A mamãe que fez cesárea deverá tomar mais cuidado com alguns exercícios como abdominais e exercícios de maior intensidade, pois a recuperação é mais demorada.
  • Se você sentir dor em algum exercício, pare. Mude de exercício.
  • Inicie sempre com exercícios leves de 3x a 5x por semana.
  • Exercícios mais recomendados:

  • Exercícios respiratórios.
  • Exercícios posturais (ver matéria "Cuide da sua postura").
  • Caminhadas leves de 20 a 40 minutos de 3x a 5x por semana.
  • Bicicleta, a principio sem carga de 20 a 30 minutos, de 3x a 5x por semana.
  • Exercícios localizados, de 2x a 3x por semana.
  • Alongamentos antes e depois dos exercícios (ver as matérias sobre alongamentos).
  • Você poderá iniciar fazendo:

  • Caminhada ou bike de 20 a 30 minutos 3x por semana + localizados 2x por semana, em dias alternados a esteira ou bike + alongamentos antes e depois dos exercícios.
  • Veja abaixo, a nossa sugestão para os exercícios localizados:

    Faça 2 séries de 20 repetições para cada exercício. Os abdominais poderão ser feitos com 3 séries de 20 repetições cada.

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