Corpo Perfeito?

Corpo Perfeito

Quando a genética não é das melhores, trabalhe a estética com exercícios. Algumas pessoas são beneficiadas por terem uma boa genética (as suas características físicas já foram pré-determinadas em seu código genético) e, conseqüentemente, possuem uma boa estética (na maioria dos casos). Outras tentam, através de muita determinação e treinamento, se aproximar ao máximo do corpo desejado.

Para alcançar este objetivo, fazer atividades físicas e praticar esportes são de essencial importância. A interpretação de estética está relacionada com ordem, harmonia, proporção e adequação.

Um fisiculturista, por exemplo, tem como pré-requisitos a simetria e a proporcionalidade analisadas e, a partir destas, a definição e a hipertrofia muscular.

Assim, a genética influencia em todas as potencialidades do indivíduo, mas se a sua genética não for das melhores e se você trabalhar com disciplina, perseverança e conhecimento, poderá ter ótimos resultados e, com certeza, alcançar os seus objetivos.

Alguns casos, como os de pessoas que tem os membros superiores menos hipertrofiados do que os superiores, por exemplo, são fáceis de resolver. A musculação neste caso ajuda muito (embora haja maior facilidade de hipertrofia nos membros superiores).

Outros casos, como de pessoas que têm os segmentos corporais assimétricos - membros superiores e inferiores longos e tronco curto - não conseguem eliminar o "problema", mas conseguem ter uma estética mais harmonizada com a prática de exercícios. Estas pessoas geralmente não têm uma boa estética, mas têm facilidade de hipertrofiar e definir a musculatura.

Assim, se você se enquadrar num destes casos, mas fizer um trabalho adequado e com a orientação de um bom profissional terá resultados surpreendentes. Insista! A musculação é, sem dúvida, a atividade mais procurada para "consertar" estes casos e para compensar o biótipo adquirido em um esporte. Por exemplo. Um tenista que sobrecarrega muito um dos braços deve fazer musculação para compensar o outro (é lógico que este irá trabalhar os dois lados de acordo com a necessidade de cada lado).

Mas, não se esqueça que os exercícios aeróbios e os alongamentos também são importantes para adquirir um perfeito condicionamento e uma melhor estética.

A dieta também é essencial para obter os resultados esperados. Assim, você deve fazer uma avaliação física incluindo uma avaliação do seu biótipo e traçar, junto ao instrutor da academia ou mesmo do seu Personal Trainer, um programa adequado aos seus objetivos, disponibilidade de tempo, condicionamento físico e dieta alimentar, entre outros fatores.

Depois, é importante ser determinado e fazer a dieta e os exercícios regularmente.

Comente

Últimas