Corrida: mitos e verdades

Esclareça suas dúvidas!

Corrida mitos e verdades

Realmente, a corrida é uma das atividades físicas que mais beneficia a perda de peso. Mas para conseguir fazer o treino da maneira correta e saudável é preciso ter o mínimo de conhecimento para evitar as temidas lesões.

Pensando nisso, a cardiologista e médica do esporte do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos (SP), Silvana Vertematti, listou 15 mitos e verdades sobre a prática desse esporte. "Os benefícios para quem corre com orientação profissional são diversos, entre eles perda de peso, diminuição da gordura corporal e melhora da capacidade circulatória", analisa.

Vamos às dicas:

Verdade: o alongamento tem que ser feito antes da corrida

Depois do exercício, o alongamento pode aumentar as microlesões que se formam na musculatura, responsáveis pelas famosas dores do dia seguinte ao exercício físico.

Verdade: correr ocasiona problemas no joelho

Fazer exercícios de impacto e alta intensidade com excesso de peso, realizar exercícios em excesso e de forma inadequada podem ser causas de lesões.

Verdade: cãibra é resultado da falta de potássio

Mas não só isso. Elas podem ser resultado do acúmulo de substâncias produzidas no metabolismo.

Mentira: correr é melhor do que andar

Deve-se avaliar as pessoas de forma individual. Para quem possui alguns problemas de saúde, a corrida tem que ser restrita.

Mentira: é melhor correr na academia do que na rua

É melhor correr onde a pessoa se sinta melhor e motivada. Não há regras.

Verdade: deve-se evitar falar durante a corrida

Falar durante a corrida prejudica a respiração e a performance, além de tirar a atenção nos movimentos.

Mentira: é melhor correr com desafios no percurso do que em linha reta

Depende do condicionamento e treinamento de cada um. Uma pessoa que não está preparada para desafios de percurso tem mais chance de lesões.

Mentira: correr em jejum ajuda a emagrecer

Isso aumenta o risco de hipoglicemia e atrapalha o metabolismo, assim como a recuperação muscular. É proibido realizar exercícios em jejum.

Ainda de acordo com a médica, é preciso saber os limites do corpo, antes de adotar o exercício no dia a dia. Já está pronto para começar a treinar?

Por Thamirys Teixeira


Comente

Assuntos relacionados: corrida

Últimas