Cuide da sua postura

Cuide da sua postura

Sente-se com as costas encostadas numa parede e as pernas estendidas à frente. Mantenha o queixo para baixo. Mantenha esta postura por 1 minuto.

Ombros caídos, peito fechado, como se você fosse envergar para frente? Para com isto já! Além de ficar muito feio esteticamente, esta postura traz sérios problemas a sua coluna.

A coluna vertebral possui algumas curvaturas que são normais. O aumento ou diminuição destas curvaturas precisa ser tratada para evitar sérios problemas. As causas que levam a postura inadequada e aos problemas de coluna são muitas.

Entre elas, podemos destacar as condições de trabalho, o levantamento e carregamento de cargas excessivas (de maneira inadequada), a manutenção de posturas incorretas por muito tempo, a tensão e fadiga muscular, as causas psicossomáticas, a falta de flexibilidade e resistência muscular, entre outras.

Não se vicie em posturas inadequadas a sua saúde. Corrija a sua postura nas atitudes do seu dia-a-dia e faça exercícios regularmente. Entre eles, os exercícios de fortalecimento muscular e os exercícios de alongamento.

Veja abaixo algumas dicas para ter uma boa postura.

  • Ande olhando para frente e não para baixo. Mantenha os ombros para trás.
  • Mantenha os músculos relaxados. Evite tensão.
  • Em pé, distribua sempre o peso do corpo nas duas pernas.
  • Se estiver dirigindo, mantenha a coluna reta e os ombros na mesma linha (um do outro).
  • Não leia livros na cama ou no sofá. Cuidado com a coluna.
  • Se estiver sentada numa cadeira, encoste as costas no encosto, mantendo a coluna reta e os pés apoiados no chão.
  • Se você permanece muito tempo numa posição (principalmente no trabalho), evite má postura e faça alguns exercícios de alongamento quando sentir cansaço muscular.
  • Faça exercícios regularmente.
  • Experimente os exercícios que relacionamos todos os dias ou em dias alternados. Melhore a sua postura e a sua qualidade de vida!

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