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Saiba como prevenir lesões nas articulações

Saiba como prevenir lesões nas articulações

A maior e mais complexa articulação do corpo humano, o joelho, responsável por suportar e carregar boa parte do peso do corpo também é o primeiro a mostrar os sinais de desgaste por conta dos abusos cotidianos como o aumento de peso, treinos sem supervisão profissional, além dos pequenos deslizes durante as tarefas banais como agachar ou andar.

De acordo com o ortopedista e cirurgião membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia - SBOT, Dr. Paulo Henrique Araújo, o joelho é uma das articulações que mais sofre com lesões frequentes que podem atingir qualquer faixa etária, principalmente durante atividades físicas. Por isso, ele precisa de atenção e cuidados redobrados para não apresentar problemas.

Para entender mais como é a composição do joelho, quais os tipos de lesões mais comuns e como cuidar deles e assim evitar problemas futuros, o ortopedista Paulo Henrique dá as dicas:

Quais as lesões mais comuns no joelho e por que elas ocorrem?

As mais frequentes são lesões ligamentares, meniscais e condrais (cartilagem). Elas ocorrem, normalmente, em decorrência de traumas relacionados à prática desportiva. A lesão ligamentar mais comum é a do ligamento colateral medial, que se localiza superficialmente na face interna do joelho, e que frequentemente se associa a outras lesões, porém seu tratamento normalmente não requer cirurgia e o paciente se recupera completamente. A lesão que mais requer tratamento cirúrgico é a do ligamento cruzado anterior, muito frequente em jogadores de futebol profissionais e recreacionais. A artrose do joelho também é muito comum e é ocasionada pelo desgaste da cartilagem articular ao longo dos anos.

Quais atividades profissionais e/ou esportivas estão mais suscetíveis a traumas nesta região?

No Brasil, o futebol é o campeão absoluto como fonte de lesões no joelho. Porém, qualquer atividade esportiva, recreacional ou profissional, pode desencadear problemas sobre eles. Atividades profissionais também podem levar a lesões específicas nos joelhos, de acordo com a postura adotada no desempenho das funções. Por exemplo, profissionais de escritório, que ficam sentados por longo período com os joelhos fletidos tem maior chance de desenvolver dores patelares em consequência de encurtamento muscular. Trabalhadores que desenvolvem suas funções em terrenos acidentados têm maior chance de sofrerem entorses.

E quanto ao sexo, homens ou mulheres sofrem mais com lesões no joelho?

Em números absolutos, os homens superam as mulheres em lesões no joelho, em decorrência de traumas esportivos por uma razão simples: o público masculino pratica mais esportes de risco para os joelhos do que as mulheres. Porém, elas apresentam risco de lesão no ligamento cruzado anterior maior que os homens, isso se deve a fatores biomecânicos e anatômicos. Por exemplo, se ambos jogarem futebol, basquete, vôlei, handball ou qualquer outro esporte de risco, a mulher tem maior chance que o homem de sofrer lesão especificamente no ligamento cruzado anterior.

Para as mulheres, o uso constante de saltos pode causar problemas na movimentação do joelho?

O uso de salto leva a um encurtamento muscular e ao deslocamento do centro de gravidade do corpo, o que pode ocasionar alterações articulares nos membros inferiores em geral, incluindo os joelhos.

Quais os tratamentos indicados para as lesões no joelho?

Obviamente que o tratamento específico dependerá do tipo da lesão podendo variar de medidas simples, como imobilização e as descritas acima até tratamentos cirúrgicos para reconstrução ou reparo das estruturas lesionadas. Entretanto, medidas gerais e imediatas cabem a qualquer trauma no joelho. O tratamento imediato é sintomático, ou seja, combater a dor e o inchaço com medidas simples, como manter a perna elevada, gelo e antiinflamatórios.

O excesso de peso pode trazer que consequências ao joelho?

Sim. O excesso de peso sobrecarrega as articulações dos membros inferiores, especialmente os joelhos, o que leva ao desgaste mais rápido das estruturas da articulação. Uma analogia simples pode ser feita com um carro de passeio que foi feito para transportar quatro pessoas. Se, ao invés de carregar somente as quatro pessoas este carro passe diariamente a transportar junto mais 4 malas pesadas, as peças do carro se desgastarão mais precocemente.

Como prevenir os traumas em atividades físicas? O aquecimento ajuda? Quais os tipos de exercícios válidos para fortalecer as articulações do joelho?

Existem estudos mostrando exercícios específicos que diminuem a incidência de determinados tipos de lesão nos joelhos relacionados à prática esportiva, porém, de maneira geral, o que ajuda a proteger os joelhos é um bom alongamento e fortalecimento muscular. Isso deve ser feito de forma regular e independente da prática esportiva, ou seja, não somente como "aquecimento" antes de jogar bola. Um bom equilíbrio muscular se adquire somente com regularidade.

Por Paula Perdiz

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