Dúvidas quanto às terminologias usadas no esporte?

Dúvidas quanto às terminologias usadas no esporte

O homem, na ânsia de compreender o desconhecido, identifica, organiza e classifica. Assim, a classificação é um artifício para aprender mais depressa.

Na Educação Física e no Esporte, a terminologia é bastante difícil porque estas duas áreas são consideradas "ciências integradas" e, como tal, usam termos de outras áreas científicas.

Muitas pessoas ouvem termos e palavras nas academias ou em qualquer outro lugar e não sabem o que elas querem dizer.

A partir disto, escolhemos alguns termos ou vocabulário usado no mundo dos esportes, para que você "esteja por dentro" do que falam os praticantes das mais diversas atividades físicas.

Abdução: movimento de uma parte do corpo que se afasta da linha média do corpo.

Ácido Lático: produto final do metabolismo anaeróbio da glicose ou glicogênio nos músculos durante o exercício intenso. É também chamado lactato. Em repouso, o corpo contém de 4 a 10 mg de ácido lático por 100 ml de sangue. Em trabalhos musculares pesados (de 40 a 120 segundos) ele acumula até 150 mg por 100 ml de sangue. Este ácido aumenta a acidose metabólica e reduz a capacidade de rendimento. O ácido lático é ressintetizado a glicogênio, queimado para liberar energia (no coração, músculos e rins) ou excretado no suor e na urina.

Adução: movimento de uma parte do corpo que aproxima da linha média do corpo.

Aeróbio: com oxigênio. São exercícios de baixa e média intensidade com tempo prolongado.

Agonista: músculo que por sua ação é considerado principal na produção de um movimento articular ou na manutenção de uma postura. O agonista sempre se contrai para produzir uma contração concêntrica, excêntrica ou isométrica.

Anabolismo: aumento do músculo decorrente do treino e de alimentação adequada.

Antagonista: músculo que atua em oposição a ação produzida por um músculo agonista. Ele se alonga ou encurta passivamente para permitir que o movimento ocorra.

Apnéia: estado em que não há respiração. Respiração bloqueada.

Aptidão anaeróbica: capacidade de realizar exercícios com alta intensidade.

Biótipo: tipo constitucional de uma pessoa.

Câimbra: contração espasmódica, dolorosa e involuntária do músculo ou grupo muscular.

   

Comente

Últimas