É ano de Copa

É ano de Copa

Foto: Divulgação Ambev-/Nilton Santos

Copa do Mundo representa, além de, é claro, uma grande festa no país do futebol, muitas discussões animadas com os amigos e muita cervejinha para acompanhá-las. Se você não quer ficar perdido nas conversas ou se está ansioso para que a bola role, confira as datas, os locais e algumas curiosidades sobre os jogos.

Mais uma Copa se aproxima e desta vez, Coréia do Sul e Japão realizam na Ásia, a 1° Copa fora da América e da Europa. É a primeira vez também que dois países organizam uma Copa do Mundo em conjunto.

Velhos rivais em seu continente, desde 1992, eles desejavam, sozinhos, sediar o evento. A decisão de apontar um deles caberia à FIFA, na reunião de seu Comitê Executivo, em Zurique, na Suíça (1996). Mas por sugestão de João Havelange (na época Presidente) decidiu-se que os dois países organizariam o mundial juntos. De início, os dois países recusaram a decisão, mas como nenhum deles queria perder poder nem dinheiro, acabaram por aceitar. Assim, dos 64 jogos, 32 se realizarão em território Japonês e 32 em território Coreano.

O número de sedes também é rigorosamente o mesmo: dez Japonesas e dez Coreanas. Enquanto a partida de abertura (31/05) realiza-se em Seul (Coréia), a final (30/06) acontece em Yokohama, no Japão.

Na primeira fase, as seleções dos grupos A, B, C e D, jogam na Coréia e as seleções dos grupos E, F, G e H se enfrentam no Japão.

O Brasil faz parte do grupo C, juntamente com a Turquia, China e Costa Rica. Seus jogos, na primeira fase, acontecem nos dias:

-03/06 às 6:00h contra a Turquia.

-08/06 às 8:30h contra a China.

-13/06 às 3:30h contra a Costa Rica.

Vai ser mais difícil, por causa deste fuso reunir os amigos e comer pipoca, mas como Copa é festa, o brasileiro já está programando onde irá assistir os jogos e "quem sabe" comemorar as vitórias do Brasil.

Esperamos conseguir o Pentacampeonato este ano e que os nossos jogadores brilhem representando o nosso querido Brasil!

Comente

Últimas