É de pequenino que se ensina os bons hábitos

É de pequenino que se torce o pepino

Quando se fala em melhorar a qualidade de vida sempre nos perguntamos o quê fazer e principalmente como fazer. Em linhas gerais, qualidade de vida é igual a hábitos saudáveis. Devemos desde cedo adquirir bons hábitos para que no futuro tenhamos um padrão de vida adequado.

Uma alimentação saudável é fundamental para atingirmos esse objetivo. A criança que desde cedo se acostuma a comer guloseimas a toda hora, ou a ser premiada com um docinho após ter feito uma tarefa que não era de sua vontade, pode torna-se um adulto indolente no aspecto alimentação, tendo assim, sua qualidade de vida prejudicada, pois uma dieta inadequada desde de cedo pode levá-la a obesidade e também a falta dos nutrientes necessários para a sustentação de sua saúde.

Outro fator preponderante é a falta de atividade. Uma criança que só fica a frente da televisão ou jogando vídeo-game é forte candidata a um quadro de obesidade infantil e a ser um sedentário no futuro, tornando-se um adulto triste com auto-estima baixa.

A criança deve ter a atividade física incentivada, incluindo até caminhadas de ida e volta à escola. Sempre que possível, a prática esportiva deverá ser incluída em seu planejamento anual. Isso, junto com brincadeiras e momentos de lazer com os amigos, além de contribuir com a saúde do corpo, vai torná-la muito mais sociável.

Os bons exemplos, mesmo vindos de pais obesos, também são muito importantes para todo este processo. Comentários desnecessários do tipo: "Como você ficaria linda magrinha..." além não ajudar em nada, é altamente desestimulante.

Essa criança tem muitas chances de se tornar um adulto que levará uma vida só de trabalho e preocupações. Em algum momento, terá que replanejar sua vida, adotando tardiamente as premissas para uma vida saudável.

Por isso, olhe para suas crianças e projete-as para o futuro. Criança gosta de pé sujo e roupa larga. Futebol, queimada, andar de bicicleta, pega-pega e esconde-esconde. Tente levá-las regularmente a um clube, piscina ou à praia. Participe com elas. Acredite que você estará prestando um grande favor a saúde delas e de tabela, para a sua também. Viva bem e com uma boa qualidade de vida.

Pratique saúde.

Comente

Últimas