Espante a preguiça!

Faça alongamentos pela manhã e garanta um dia cheio de disposição
Espante a preguiça

Quando o despertador nos chama para mais um dia de trabalho às vezes dá uma preguiça enorme de levantar de imediato e recorremos àqueles famosos "cinco minutinhos". Mas ficar adiando o início de mais um dia só vai potencializar nossa falta de disposição, sabia?

Por isso, que tal espantar o sono ao primeiro toque do despertador, dar uma boa espreguiçada e fazer alguns alongamentos para começar bem o dia? O personal trainer Robson Santos explica que a prática torna o corpo mais flexível e nos traz sensações de alívio e bem-estar imediato. Consequentemente, ficamos com mais disposição para pegar no batente.

"O equilíbrio saudável do corpo está em possuir três capacidades físicas: força muscular, condicionamento cardiovascular e flexibilidade. Na deficiência de qualquer uma delas o indivíduo terá problemas", diz Robson. "A flexibilidade, por exemplo, está intimamente ligada a problemas posturais e dores pelo corpo", completa.

Não pense que alongamentos são feitos apenas antes e depois dos exercícios físicos. A prática é relaxante e pode ser realizada várias vezes ao dia, até mesmo antes das nossas atividades rotineiras. "Quando não nos alongamos adequadamente sentimos cansaço e dores em diversas regiões do corpo. Parece que a musculatura fica presa e os movimentos mais curtos e difíceis de serem realizados", comenta o personal trainer.

É sempre bom procurar a orientação de um profissional de Educação Física antes de iniciar qualquer atividade. Você pode aprender os movimentos e fazer em casa mesmo! Para lhe ajudar Robson Santos explicou o passo a passo de alguns alongamentos para o Cyber Diet. Aprenda, faça em casa e espante a preguiça!

1 - Alongamento para musculatura posterior da coxa

Com o quadril direcionado para frente, coloque a perna sobre um apoio (um degrau de escada ou cadeira), mantenha a coluna reta e flexione somente o quadril para frente (não deixe a coluna curvar). "Este alongamento ajuda a soltar a musculatura na parte de traz da coxa, que fica encurtada por passarmos grande parte do dia sentados", explica Robson.

2 - Alongamento da musculatura do glúteo e músculos profundos

Segurando-se em um apoio cruze a perna descansando o tornozelo sobre o joelho da perna oposta e agache como se fosse sentar. Caso tenha dificuldade para este movimento faça-o sentada com a perna cruzada flexionando o tronco para frente. "Este alongamento é indicado para pessoas com dores na região lombar na região do nervo ciático", diz o personal.

3 - Alongamento para musculatura da frente da coxa

Apoiando-se em algum local flexione a penar e segure o pé "forçando" o calcanhar em direção ao glúteo. Lembre-se de manter a coluna ereta e a perna de apoio com o joelho semiflexionado. O movimento é ideal para aqueles que caminham muito durante ou dia ou passam muitas horas em pé.

4 - Alongamento da musculatura das costas e lateral do tronco

Segure-se com o braço acima da cabeça, mantenha os pés unidos e alinhados com o braço de apoio e projete o quadril para a lateral. "Este alongamento pode ser realizado segurando no batente de uma porta. É muito agradável proporciona um alívio para a musculatura tensa das costas", conta o personal.

5 - Alongamento da musculatura peitoral

Com as pernas afastadas na largura dos ombros e joelhos semiflexionados, coloque o braço para traz e apoie a mão sobre uma parede, de forma que você sinta a musculatura peitoral alongar levemente. Este movimento ajuda a "soltar" a musculatura peitoral e do braço.

Por Juliana Falcão (MBPress)

Comente

Últimas