Esportes e atividades para você fazer nas férias

Esportes e atividades para você fazer nas férias

Dicas para não ficar parado e gastar muitas calorias!

As férias chegaram. Não deixe a preguiça te pegar! Continue a se exercitar. Experimente algumas das atividades que sugerimos abaixo e gaste muitas calorias.

Para quem vai para a praia Futebol

O futebol é o esporte mais popular em nosso país, adquirindo inclusive praticantes do sexo feminino. Na grama, no cimento ou na areia, dá para "bater uma bolinha", garantindo a diversão e queimando muitas calorias.

Gasto calórico: em média, 700 kcal em 1 hora de atividade.

Dicas:

  • Use óculos escuros e protetor solar.
  • Hidrate o corpo, tomando água antes, durante e depois da partida.
  • Se você jogar descalço, cuidado onde pisa, verificando a areia antes.
  • Faça alongamentos antes e depois da partida.
  • O importante mesmo, quando se está de férias, é não perder o pique e não deixar a preguiça tomar conta do pedaço! Movimentar o corpo é fácil e, na maioria dos casos, não é necessário dinheiro! Basta disposição e um bom parceiro para dividir a partida.

    Voleibol

    O voleibol na areia sempre teve adeptos, mas vem crescendo consideravelmente. Além de prazeroso, faz muito bem para a saúde. Entre os benefícios que este esporte traz estão melhora no condicionamento físico e no sistema cardio-respiratório, aumento da flexibilidade e da massa muscular.

    Gasto calórico: em média, 600 kcal em 1 hora de atividade.

    Dicas:

  • Use roupas confortáveis, óculos, boné e protetor solar.
  • Cuidado com os saltos. Firme bem os pés na queda, flexionando os joelhos a seguir.
  • Faça aquecimento articular antes e alongamentos antes e depois da partida.
  • Frescobol

    É sempre bom ter na sua bagagem duas raquetes e bolinhas para jogar frescobol. Esta atividade é fácil de ser realizada, pois não exige que a pessoa tenha um nível de condicionamento bem desenvolvido. Jogando frescobol, você melhora o sistema cardio-respiratório, o ritmo, o equilíbrio, a coordenação, a flexibilidade e fortalece os braços, ombros, costas, peito, pernas e abdome.

    Gasto calórico: em média, 300 kcal em 1 hora de atividade.

    Dicas:

  • Prefira a areia dura, para evitar entorses.
  • Proteja o seu corpo e visão com bloqueador solar e óculos escuros.
  • Jogue num espaço, onde não há muita gente para não incomodar as pessoas.
  • Body Boarding

    Apresenta os mesmos benefícios da natação e ainda desenvolve a coordenação motora.

    Gasto calórico: em média, 400 kcal em 1 hora de atividade.

    Dicas:

  • É importante que você saiba nadar.
  • Você deverá ficar deitado na prancha com as pernas (semi flexionadas) para fora.
  • Para escolher o tamanho da prancha, você deverá ficar ao lado desta que tem que ser um pouco mais alta do que a linha da sua cintura.
  • Use protetor solar e uma camiseta para evitar assaduras e queimaduras
  • Para quem vai para a montanha Mountain bike

    Pedalar através de trilhas, no meio de florestas ou montanhas, onde quanto mais obstáculos você encontrar pelo caminho, melhor, irá fazer com que a sua mente e seu corpo fiquem em equilíbrio e sintonia. Através da mountain bike, você irá melhorar o sistema cardio-respiratório, além de fortalecer todo o corpo, principalmente as pernas, coxas, bumbum e abdome.

    Gasto calórico: 700 kcal por hora de pedaladas.

    Dicas:

  • Use capacetes, óculos, luvas, roupas leves, tênis e protetor solar.
  • Leve uma garrafa de água para a sua melhor hidratação.
  • Dependendo do ritmo, é necessário já possuir um bom preparo físico.

    Trekking

    Neste esporte você irá caminhar por trilhas que contornam montanhas, florestas e riachos. O trekking é o esporte de aventura mais praticado no Brasil, pois é barato, não exige grande preparo físico e traz enormes benefícios para a saúde, elhorando o condicionamento cardio-respiratório.

    As vantagens para o seu corpo é que ele fortalece os ossos, músculos, tendões e ligamentos, principalmente das pernas, e elimina o estresse trazendo grande bem estar. O percurso pode ser leve de 5 à 6 km ou pesado, podendo durar dias.

    Gasto calórico: em média, de 500 calorias em 1 hora de atividade, dependendo do percurso.

    Dicas:

  • Use tênis ou botas apropriadas.
  • Não deixe de levar: repelente, água, filtro solar, apito (para um eventual pedido de socorro) e biquíni, maiô ou sunga.
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