Evite lesões no frio

Evite lesões no frio

ALONGAMENTO: Gêmeos ou panturrilha.

Com a chegada do inverno crescem as chances de lesão muscular. No frio, o risco de ter uma lesão muscular é 30% maior do que no verão. Mas, na verdade, em qualquer época é importante fazer um aquecimento e um bom alongamento antes de praticar qualquer atividade física.

Depois do exercício feito, é necessário fazer tudo de novo. Isto evita muitas lesões, principalmente as mais comuns que são aquelas onde há o rompimento de algumas fibras musculares, mas não a lesão total ou completa do músculo.

O aquecimento e o alongamento dão tempo para que a pessoa se adapte do repouso à atividade intensa. Sem eles, os músculos podem ser exigidos bruscamente resultando nas tais lesões. Os motivos são variados: desde a falta de aquecimento até o despreparo de condicionamento da pessoa.

Esta incidência é maior no frio porque os músculos se tornam menos elásticos. O perigo é ainda mais eminente para aquelas pessoas que não se exercitam regularmente, principalmente para os "atletas de fim de semana", que não apresentam um bom preparo físico, incluindo resistência muscular, flexibilidade etc.

Muitas pessoas não dão muita importância ao aquecimento e ao alongamento, seja por falta de conhecimento, por falta de tempo ou mesmo por preguiça. Mas, como é melhor prevenir do que remediar, reserve um tempo para estas atividades, evitando grandes males.

Veja abaixo os benefícios do aquecimento e do alongamento.

Aquecimento

• Aumento da mobilidade articular;

• Aumento da temperatura corporal e dos tecidos;

• Aumento do fluxo sanguíneo para os músculos ativos;

• Aumento da freqüência cardíaca que prepara o sistema cardio vascular para o trabalho a ser realizado;

• Aumento da velocidade da liberação de energia no organismo (velocidade metabólica);

• Aumento da troca de oxigênio na hemoglobina;

• Aumento da velocidade dos impulsos nervosos, facilitando os movimentos do corpo;

• Aumento da inervação recíproca (permitindo que o músculo relaxe e contraia com mais rapidez e eficiência);

• Ampliação da capacidade de alongamento do tecido conjuntivo;

• Diminuição da tensão muscular;

• Prepara psicologicamente a pessoa para a atividade.

Alongamento

• Os exercícios de alongamento podem maximizar o aprendizado, a prática e o desempenho de um atleta ou mesmo de um iniciante, em muitos tipos diferentes de movimento;


• Aumento da temperatura;

• Melhora a consciência corporal;

• Reduz o risco de entorse articular ou lesão muscular;

• Reduz a irritabilidade muscular;

• Relaxa a musculatura;

• Torna o músculo mais forte e resistente.

Veja os exercícios:

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