Evite o aparecimento das varizes praticando exercícios

Atividades físicas regulares e exercícios simples no dia a dia ajudam a evitar as temidas varizes

Evite o aparecimento das varizes praticando exercí

O sedentarismo, seguido de pré-disposição genética, lidera a lista de problemas que colaboram para o surgimento das varizes. As veias ressaltadas e de cor azulada aparecem com mais frequência nas pernas, pés e coxas e causam dor, cansaço e uma sensação de peso.

Calcula-se que uma em cada cinco mulheres e um em cada 15 homens tem o problema que além da deformidade estética, pode trazer complicações e problemas mais graves. Ficar na mesma posição, seja em pé ou sentado, acelera o aparecimento de varizes e vasinhos porque uma maior quantidade de sangue desce para as pernas e as veias trabalham contra a força da gravidade.

Esse esforço faz com que a parede das veias se dilate, fiquem "frouxas" e acumulem sangue. Por isso a importância da prática de exercícios físicos regulares, que ajuda nesse retorno venoso.

Os especialistas dizem que todos os tipos de atividades físicas são benéficas. No entanto, para ter melhores resultados no tratamento e prevenção das varizes é preciso ter atenção aos resultados e escolher a melhor opção.

"Para que o sangue possa voltar ao coração, as veias possuem válvulas venosas que impedem seu refluxo. Caso essas pequenas válvulas falhem, o sangue reflui e causa a dilatação das veias devido ao aumento do volume sanguíneo.", explica a especialista em treinamento, Valéria Alvin Igayara de Souza.

Escolha o mais indicado para você!

Quem tem o problema, priorize os aeróbicos, como caminhadas, natação e bicicleta que ajudam no funcionamento da panturrilha. Àqueles que trabalham sentados, a dica é fortalecer os músculos das pernas, ficar na ponta dos pés e abaixar o calcanhar, por cinco vezes, ou apenas alongar a ponta do pé para cima por 10 segundos.

Tirar o pé do chão e fazer movimentos circulares de tornozelo também ajuda. O ideal é realizá-los a cada duas horas, pelo menos.

Para quem fica muito tempo em pé a sugestão é marchar na ponta dos pés, 10 vezes cada perna, e subir e descer na ponta dos pés. Levantar para ir até o café, subir e descer escadas, caminhar um pouco também colaboram para a circulação do sangue.

Natália Farah


Comente

Assuntos relacionados: fitness exercícios atividade física varizes

Últimas