Exercícios de baixo impacto

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+

Veja quais as atividades mais indicadas para quem quer abandonar de vez o sedentarismo

Exercícios de baixo impacto  Veja quais as ativida

Para os sedentários que estão tentando mudar de estilo de vida e adquirir à prática de exercícios físicos regulares, os exercícios de baixo impacto são a opção ideal. Lentos e bastante eficientes, essas atividades queimam calorias, melhoram o condicionamento físico e, de quebra, trabalham a musculatura do corpo sem sobrecarregar ossos ou articulações.

Para os que desconhecem o que difere os exercícios de alto e os de baixo impacto, a diferença entre eles é basicamente a intensidade com que o seu pé toca o chão. Ou seja, durante uma corrida seu pé toca o chão muito mais vezes e com muito mais força, o que pode sobrecarregar músculos e articulações. Já na caminhada leve, por exemplo, além dos movimentos serem executados com mais facilidade e não exigirem tanto condicionamento físico, realizar exercícios de baixo impacto promove um aumento rápido no fluxo sanguíneo, o que a dor muscular diminuir.

A atividade física traz inúmeros benefícios ao corpo, isso é indiscutível, mas não podemos esquecer que ela contribuiu para a sua saúde mental e, ainda, garante uns aninhos a mais de vida. No entanto, a prática de exercícios deve ser feita de forma regular e equilibrada. Afinal, não adianta nada ter ficado inerte durante anos a fio e, de uma hora para outra, decidir virar o atleta do ano. Então, bom senso no começo da sua vida esportiva para que ela possa durar muito.

Se você curtiu a sugestão e se animou em começar a praticar algum exercício, nós listamos algumas atividades bem bacanas para iniciantes com pouco condicionamento físico.

Natação - um dos esportes mais completos que existe, uma vez que trabalha todos os grupos musculares, nadar queima 500 calorias por aula, aumenta a capacidade cardiorrespiratória, melhora a coordenação motora e também alivia as tensões do dia a dia.

Alongamento - um dos benefícios mais importantes de alongar o corpo é a melhora na amplitude do movimento e flexibilidade da musculatura, mas para isso o exercício deve ser feito pelo menos duas vezes por semana, com movimentos mantidos por, pelo menos, 10 segundos.

Tai Chi Chuan - composta por movimentos relaxantes, essa atividade é a mais indicada para quem procura um exercício que contribua não só para o corpo, mas que traga benefícios para a sua vida cotidiana, a lentidão e repetição dos movimentos contribuem para o equilíbrio e, de quebra, ainda ativa a sua memória.

Por Paula Perdiz

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+

Comente

Últimas