Exercícios durante a gravidez - dicas do médico

Exercícios durante a gravidez  dicas do médico

Para o Dr. Antônio Carlos Mollo Alarcon, que trabalha há muitos anos com ginecologia e obstetrícia fazer exercícios durante a gravidez é um hábito muito saudável, mas algumas considerações devem ser feitas: "A grávida sempre deve ter o acompanhamento de um profissional, se o médico liberar para a prática esportiva um professor de educação física deve estar junto." afirma.

O perigo está nas academias, que liberam os aparelhos para uso das alunas e muitas vezes, acabam deixando-as sem a assistência necessária. Muitas maternidades têm programas de ginástica para grávidas, quando escolher onde quer ter o seu bebê, informe-se sobre estas atividades.

Dr. Alarcon ressalta que "A prática esportiva de qualquer espécie ajuda na recuperação após o parto", ter uma boa musculatura, portanto, ajuda antes durante e depois, garantindo um maior preparo da mamãe. Principalmente se a mulher já estava habituada a praticar esportes, o que não impede que você comece a exercitar-se durante este período. Nunca é tarde demais para correr atrás de sua saúde e bem-estar.

Atividades como hidroginástica, caminhada e alongamento são ideais após o terceiro mês. Este primeiro trimestre de gestação pode ser crítico para algumas pacientes, pois é quando o risco de abortamento é maior. Mas se o médico liberar prefira sempre exercícios com moderação e sem impacto.


No que se refere à recuperação, geralmente recomenda-se que recomecem as atividades gradativamente num período de 30 a 60 dias após o parto, levando-se em conta o tipo de parto e as possíveis complicações decorrentes do mesmo.

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