Exercícios em parques e praças

Aproveite essa opção disponível na sua cidade e se exercite sem gastar nada

Exercícios em parques e praças

Academias são ótimas, mas nem todo mundo pode pagar por elas ou chegar até uma com facilidade. Como para tudo existe jeito, o Mais Equilíbrio revela um truque para praticar exercícios: use os aparelhos da pracinha!

Pode parecer coisa da terceira idade, mas os equipamentos disponíveis em parques e praças podem ser grandes aliados da sua saúde. O educador físico Túlio Marcondes, coordenador da academia Floresta Fitness, explica: "São aparelhos multifuncionais e, em sua maioria, multiestações. As pessoas podem executar mais de um exercício no mesmo dispositivo. Esses aparelhos simulam movimentos básicos e fortalecem os principais músculos do corpo".

Para praticar não tem muito segredo, basta respeitar a postura e realizar os movimentos observando, principalmente, a coluna e as articulações envolvidas na ação.

O preparador explica que é necessário dar uma pequena pausa entre a troca das atividades. Esse intervalo é útil para descansar os músculos e articulações e serve para checar a hidratação, que deve ser constante.

"Para uma melhor recuperação, é sempre importante ter intervalos entre os exercícios, hidratação sempre que possível, buscar orientação de nutricionista para uma melhor reposição energética", complementa Marcondes.

Os riscos são baixos, já que os aparelhos também têm como público alvo pessoas da terceira idade. Mas eles existem e se concentram, principalmente, na má execução dos movimentos, podendo causar lesões ou agravar músculos e articulações já lesionados. Pessoas com problemas cardíacos ou diabetes, crianças e idosos merecem um cuidado maior.

Sem falar que é muito importante procurar um médico de confiança antes de começar qualquer atividade física para que ele dê as recomendações específicas para o seu caso. Dito isso, vamos aprender a usar os aparelhos mais encontrados nos parques e praças?

1. Simulador de caminhada: Aumenta a mobilidade dos membros inferiores e desenvolve a coordenação motora.

2. Simulador de cavalgada: Fortalece a musculatura das pernas e dos braços, ampliando também a capacidade cardiorrespiratória.

3. Esqui: Aumenta a flexibilidade das pernas, dos braços e dos quadris, além de melhorar a função cardiorrespiratória.

4. Rotação dupla diagonal: Ajuda a aumentar a mobilidade das articulações dos ombros e dos cotovelos.

5. Pressão de pernas: Equipamento indicado para quem precisa fortalecer a musculatura das coxas e dos quadris.

6. Multiexercitador: Fortalece a musculatura, alonga e aumenta a flexibilidade dos membros superiores e inferiores.

7. Rotação vertical: Ajuda a fortalecer os músculos dos braços e melhorar a flexibilidade das articulações dos ombros.

8. Simulador de remo: Equipamento indicado para quem precisa fortalecer a musculatura das costas e dos ombros.


Juliany Bernardo (MBPress)

Contato:

Túlio Marcondes, coordenador da academia Floresta Fitness

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