Quem não quer um abdômen desenhado, um corpo forte e firme e aquela cinturinha de pilão? Com os exercícios isométricos você poderá tirar proveito dos benefícios da malhação convencional!
É perfeito para ganhar força e tônus muscular mais rápido não produzindo ganho de músculos. Uma das principais vantagens desse tipo de treino é a diminuição da sobrecarga na articulação.
Para realizar os movimentos isométricos é preciso contrair os músculos, desenvolvendo certa tensão, de modo que não há nenhuma alteração no comprimento das fibras musculares.
Os exercícios isométricos são muito utilizados nos programas de reabilitação, por pessoas com limitações, por mulheres que não pretendem aumento de massa muscular e possuem pouca experiência esportiva e para iniciantes com pouco domínio motor nas atividades físicas.
Não só pela diminuição da sobrecarga articular, os exercícios isométricos são de grande valia na tonificação da musculatura porque auxilia na estabilização da articulação.
Assim, quanto mais fortes forem os músculos e tecidos ao redor das articulações, melhor irão suportá-las e protegê-las. Desta forma previnem-se lesões devido a má postura e também na prática de esportes, geralmente os de mais impacto.
Ele aumenta a resistência vascular periférica de forma generalizada, aumentando a pressão sanguínea causando sobrecarga de pressão ao coração. Devido a isto deve ser sempre realizado com acompanhamento de um profissional de Educação Física.
Como qualquer outra atividade física, a prática de exercícios isométricos também possui restrições. Vejam quais: