Exercícios para gestantes: quais são indicados?

Veja como praticar exercícios sem prejudicar o bebê

Exercícios para gestantes quais são indicados

Fazer exercícios durante a gravidez é bastante benéfico para as mamães e bebês; eles ajudam a ativar a circulação, melhoram o equilíbrio e aumentam o condicionamento físico, preparando a gestante para o momento do parto. Alguns até ajudam na hora do nascimento, trabalhando a pélvis e o core. A intensidade é a única coisa que deve mudar quando se engravida.

Na gravidez, os exercícios indicados são aqueles considerados moderados. Qualquer prática que exija carregar peso, por exemplo, pode desgastar a futura mamãe. De acordo com especialistas, a frequência cardíaca não deve ultrapassar os 140bpm, ou seja, corrida, crossfit e outros treinos pesados estão eliminados. Também é preciso levar em conta o conforto da mãe. Andar de bicicleta, por exemplo, pode ser desconfortável, além de ocasionar risco de queda. Veja algumas modalidades que são ideais para grávidas:

Pilates

O pilates ajuda a trabalhar a postura e fortalecer os músculos das costas, o que é ótimo para evitar dores por causa do peso da barriga. Ele também trabalha o assoalho pélvico, o que ajuda bastante na hora do parto, se ele for normal. No entanto, é preciso ser praticado sob orientação de um especialista para não sobrecarregar a gestante.

Hidroginástica

O bom da hidroginástica é que ela é um exercício de baixo risco, já que não há chances de queda. Além disso, o contato com a água relaxa a gestante e o impacto ajuda a amenizar o quadro da celulite. Só fique atenta para a temperatura da água; nada acima de 31 graus, pois ela pode baixar a pressão e causar desmaios.

Caminhada

Caminhar aumenta a circulação sanguínea, diminuindo os inchaços da gravidez, melhora o condicionamento e ajuda a aliviar o estresse. Para quem já está acostumada, pode caminhar em ritmo moderado, pelo menos 30 minutos por dia.

Yoga

As posturas praticadas no yoga alongam e tonificam os músculos. No entanto, o maior benefício é emocional, já que os exercícios estimulam o corpo a liberar endorfina e ajudam a melhorar o humor da gestante. Fisicamente, o yoga ajuda a aumentar o equilíbrio, diminuir dores corporais, ajuda no funcionamento dos rins, intestinos e da respiração. Ou seja, só traz benefícios.

Por Helena Dias


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