Exercite o antebraço e fortaleça as articulações

Evite disformidade corpórea e problemas nas articulações malhando o antebraço!
Exercite o antebraço e fortaleça as articulações

Foto: iStock / prudkov

Atualmente, é comum vermos pessoas que fazem musculação com a intenção de desenvolver músculos de apenas algumas partes do corpo. Homens que almejam braços fortes e acabam por malhar apenas esta região, ou então mulheres que desejam apenas pernas e bumbum torneados e "esquecem" de malhar braços.

Esta negligência em deixar de malhar algumas áreas do corpo acaba causando uma disformia corporal, ou seja, algumas regiões ficam maiores que as outras, causando uma disformidade. No entanto, não há dúvidas de que, para ter um corpo definido e saudável, treiná-lo como um todo é essencial.

Nas academias, a parte corpórea mais negligenciada é o antebraço - principalmente pelas mulheres. E para quem pensa que essa parte do corpo não necessita malhar, saiba que o antebraço possui 20 músculos que realizam movimentos do punho, dos dedos e do polegar. Ou seja: trabalhar o antebraço hoje, é garantir que ele fique saudável amanhã, prevenindo-se de problemas nas articulações!

Além disso, os músculos do antebraço são responsáveis pela tração, ou seja, quando puxamos ou erguemos algo é este grupo muscular que atua, liberando a força para podermos realizar a ação. Portanto, chega de pular o treino de antebraço, é hora de dar mais atenção à eles, já que grande parte da sua força está concentrada neles.

Dicas antes de exercitar o antebraço:

- Se você não estiver habituado a fazer treino de antebraço, a dica é incluir um ou no máximo dois exercícios por treino;

- Quanto à frequência, uma vez por semana é o mais indicado para quem vai começar agora a dar mais ênfase ao grupo muscular;

- Comece com pouco peso e vá aumentando aos poucos, para não forçar demais a musculatura local e não correr o risco de sofrer com uma indesejada tendinite;

- Menos peso e mais repetições funcionam melhor para o treino de antebraço, mas isso irá variar de acordo com seu objetivo. 

- Caso esteja atrás de fortalecimento, faça séries com poucas repetições, de 3 a 6, e no máximo 20 segundos de contração durante o exercício. 

- Para quem procura hipertrofia, a sugestão é executar séries com 6 a 10 repetições e com no máximo 40 segundos de contração. 

- Já para quem tem o objetivo de melhorar a resistência e a capacidade de pegada, o ideal são séries com mais repetições: de 10 a 15.

Confira exercícios fáceis para fortalecer o antebraço:

1- Sentado, apoie os cotovelos sobre as coxas, com as palmas das mãos para cima. Segure um peso em cada mão, dobre o pulso para baixo, e deixe os pesos rolarem pelas palmas, segurando-os com a ponta dos dedos. Depois role de novo para cima, e volte o pulso para a posição inicial. Repita o movimento 20 vezes.

2- Sentado, apoie os antebraços nos joelhos, na mesma linha dos ombros, com as palmas viradas para baixo. Segure uma barra, levante a barra dobrando somente os pulsos para cima. Repita o movimento 30 vezes.

Por Livia Duarte


Comente

Últimas