Faça uma avaliação física antes de iniciar os exercícios

Faça uma avaliação física antes de iniciar os exer

Se você já freqüentou alguma academia ou fez aulas com um personal trainer, com certeza conhece a importância de fazer uma avaliação física antes e durante a programação de atividades físicas.

A avaliação é um processo de atividades que serve para:

  • Avaliar o seu condicionamento físico antes e durante o programa de treinos.
  • Auxiliar na escolha de atividades que além de motivá-lo possa desenvolver as suas aptidões e fazer com que você alcance os seus objetivos.
  • Detectar deficiências, permitindo uma orientação no sentido de superá-las.
  • Impedir que a atividade física seja um fator de agressão, evitando lesões.
  • Acompanhar o seu progresso.
  • Reciclar o programa de treinamento.
  • Quanto maior o número de informações que o professor tiver do seu aluno, mais personalizada será a planilha de treinos. Com os dados em mãos, os exercícios podem ser prescritos de acordo com a capacidade individual de cada um, fazendo com que a evolução e os efeitos do treino sejam monitorados com segurança e eficiência.

    Testes realizados:

    Antropometria

    Através da antropometria, podemos determinar:

  • Medidas corporais lineares (longitudinais ou alturas e transversais ou diâmetros)
  • Circunferências ou perímetros
  • Massa ou peso
  • Porcentagem de gordura ou de músculo, víceras e ossos - através das dobras cutâneas feitas com plicômetro ou através da bioimpedância com o uso de corrente elétrica).
  • 1. Teste cardiorespiratório

    Quanto maior for a resistência cardiorespiratória, melhor o desempenho em exercícios como andar, correr, pedalar, nadar. A determinação desta capacidade pode ser dada através da medida direta do consumo máximo de oxigênio (VO2 máx.). Quanto maior o VO2 máx., maior a resistência aeróbia do indivíduo.

    Para determinar o limiar aeróbio e anaeróbio é realizado um teste chamado teste ergoespirométrico que, além de verificar a capacidade aeróbia através do consumo de oxigênio, traduz também os limiares ventilatórios (faixas de batimentos cardíacos que servem de referência para a prescrição personalizada das intensidades ideais de treinamento). Assim sendo, a capacidade aeróbia é influenciada principalmente pela capacidade respiratória celular e pelo fluxo sanguíneo.

    O limiar anaeróbio também é avaliado através de um índice acima do qual ocorrem alterações respiratórias e metabólicas decorrentes do aumento de ácido láctico no organismo. A partir dele, é possível obter as faixas específicas de cargas de treinamento relacionadas a uma freqüência cardíaca ideal. Nestes testes podem ser utilizadas esteiras e bicicletas ergométricas.

    2. Flexibilidade

    É o grau de amplitude do movimento de uma articulação ou conjunto de articulações.

    3. Resistência Muscular Localizada (RML)

    É a capacidade de um segmento do corpo de realizar e sustentar um movimento por um período longo de tempo. A RML é uma valência física importante para a manutenção e melhoria da qualidade de vida das pessoas.

    Os testes usados para esta avaliação ajudam na análise da condição muscular por meio da execução de movimentos repetidos. Entre os testes estão os de flexão de braços, abdominais e agachamentos.

    4. Velocidade e potência

    Velocidade é a capacidade que o indivíduo tem de responder a um estímulo o mais rápido possível.

    Potência é a capacidade que o indivíduo tem de realizar uma contração muscular máxima no menor tempo possível. Pode ser analisada a potência das pernas (na bicicleta) e a potência dos braços (com um ciclômetro).

    5. Equilíbrio

    É a habilidade que permite o indivíduo manter o sistema músculo-esquelético em uma posição estática eficaz e controlar uma postura eficiente quando em movimento.

    6. Força

    É a capacidade de usar a energia mecânica, vencendo resistências e superando oposições criadas.

    Avaliação Postural e Somatotipológica

    Consiste em determinar e registrar, se possível através de fotografias, os desvios posturais ou atitudes posturais erradas dos indivíduos, desde problemas na coluna até desvios nos joelhos e

    pés. Já no exame somatotipológico é verificada a constituição física do avaliado como, por exemplo, gordo e magro, alto e baixo, forte e fraco; feitos de forma empírica, através de observação.

    É essencial que você faça uma avaliação e, a partir desta, possa treinar de maneira segura a sua saúde e eficiente para alcançar os seus objetivos.

    Comente

    Últimas