Férias de Julho! Aproveite e movimente-se!

Férias de Julho Aproveite e movimentese

Nas férias, o gostoso é relaxar e sair da rotina.

Entrar em contato com a natureza elimina todo o estresse acumulado, além de trazer um enorme bem estar.

Para quem não gosta de ficar parado e sente falta dos exercícios da academia, o ideal é gastar calorias se divertindo com atividades radicais que muitos lugares oferecem nesta época. Esta pode ser uma ótima oportunidade para praticar esportes de ação, integrados à natureza, num perfeito casamento de ecologia e esporte.

Contemplar a natureza do alto de montanhas, em meio a correntezas, preso a cordas, descendo cachoeiras, andando ou pedalando numa floresta alimenta o corpo e a mente, revigorando as energias.

Há muitas atividades procuradas pelos turistas nas férias, entre elas:

Escalada esportiva

É uma modalidade que descende do alpinismo, praticada em superfícies verticais (pedras, penhascos, paredões etc). É praticada em vias curtas (raramente mais de 20 metros), de grande dificuldade técnica e sempre bem protegida. O objetivo básico é escalar a via inteira, a partir do chão, com segurança por baixo, sem cair e sem se apoiar na corda ou nos grampos para descansar. Na escalada você trabalha os músculos de todo o corpo, além de melhorar a resistência muscular e até a potência muscular, a flexibilidade, a coordenação etc.

Dicas

  • Faça um curso com instrutores.
  • Use os equipamentos adequados.
  • Escale sempre com companheiros e com total segurança.
  • Trekking

    Neste esporte você irá caminhar por trilhas que contornam montanhas, florestas e riachos. O trekking é o esporte de aventura mais praticado no Brasil, pois é barato, não exige grande preparo físico e traz enormes benefícios para a saúde, melhorando o condicionamento cardio-respiratório.

    As vantagens para o seu corpo é que ele fortalece os ossos, músculos, tendões e ligamentos, principalmente das pernas, e elimina o estresse trazendo grande bem estar. O percurso pode ser leve de 5 à 6 km ou pesado, podendo durar dias.

    Dicas

  • Use tênis ou botas apropriadas.
  • Não deixe de levar: repelente, água, filtro solar, apito (para um eventual pedido de socorro) e biquíni, maiô ou sunga.
  • Caving

    A exploração de cavernas pode ser feita sob diferentes maneiras e objetivos: desde a simples contemplação da natureza, estudo científico em áreas como Biologia, Geologia, Química, Arqueologia ou ainda, como esporte de aventura, utilizando técnicas de alpinismo para transpor abismos e quedas d"água.

    As cavernas apresentam um ambiente fantástico, repleto de contrastes: formações rochosas imensas e delicados cristais de alguns milímetros, corredores estreitos e salões majestosos, pequenas gotas d"água vertidas do teto e lindas cachoeiras. É uma grande aventura, onde você energiza o corpo e a mente.

    Dicas

  • Esteja sempre acompanhado de um instrutor que conheça bem o local e, também, primeiros socorros.
  • Leve lanterna, água, agasalhos e alimentos.
  • Bóia Cross

    Descida de corredeiras sobre bóias com alças. Também conhecido como Acquaraid. Ao contrário do Rafting, a performance no Bóia Cross depende somente de você. A descida pode ser feita sentado ou deitado de bruços sobre a bóia. Se você é novato no esporte, opte pela segunda posição, pois ajuda a direcionar a bóia. As quedas da bóia são inevitáveis. Praticando o Bóia Cross você melhora a força, o equilíbrio e a flexibilidade.

    Dicas

  • É preciso saber nadar.
  • Antes de descer a corredeira, conheça o percurso.
  • Use roupas apropriadas, tênis, colete salva-vidas e capacete.
  • Nas férias, o que todos querem é sair da rotina e descansar, o que não quer dizer ficar parado. Esta pode ser uma ótima oportunidade para praticar esportes de ação, integrados à natureza, num perfeito casamento de ecologia e esporte. Cada ano as agências de turismo registram aumento de 20% na procura desses passeios, que ganham cada vez mais adeptos, principalmente entre as mulheres. Há sempre uma equipe especializada acompanhando os passeios, em especial para os novatos.

    Mountain Bike

    Pedalar através de trilhas, no meio de florestas ou montanhas, onde quanto mais obstáculos você encontrar pelo caminho melhor. Irá fazer com que a sua mente e seu corpo fiquem em equilíbrio e sintonia. O gasto calórico médio que essa atividade proporciona é de 700 Kcal por hora de pedaladas. Através da Mountain Bike, você irá melhorar o sistema cardio-respiratório, além de fortalecer todo o corpo, principalmente as pernas, coxas, bumbum e abdome.

    Dicas

  • Use capacetes, óculos, luvas, roupas leves, tênis e protetor solar.
  • Leve uma garrafa de água para a sua melhor hidratação.
  • Dependendo do ritmo, é necessário já possuir um bom preparo físico.
  • Rapel

    É a descida de paredões, abismos ou cachoeiras usando cordas. Essa descida pode ser positiva (com o apoio dos pés), negativa (sem apoio) ou fracionada (dividida em trechos para encontrar o melhor caminho). As descidas simples duram em média 10 minutos. Praticando Rapel, você terá aumento da força, do equilíbrio, da flexibilidade, da autoconfiança e, também, fortalecimento dos braços, pernas e abdome.

    Dicas

  • Exija sempre a presença de um guia.
  • Use todos os equipamentos necessários.
  • Siga rigorosamente as instruções dadas instrutor.
  • Rafting

    Esse esporte faz com que você desça correntezas em botes infláveis. O Rafting é freqüentemente feito com seis remadores e um guia ou instrutor para dar os comandos. As corredeiras oferecem vários níveis de dificuldades e percursos. Através desse esporte, você irá aumentar a flexibilidade, a força, o equilíbrio e fortalecerá principalmente os braços e as costas, eliminando toda a tensão acumulada.

    Dicas

  • Use coletes salva-vidas, capacete, protetor solar e roupas apropriadas. Você vai precisar de um pouco de coragem e "espírito de aventura", mas vale a pena a experiência! Muitas agências programam viagens incluindo esportes de aventura ou esportes radicais. Vale a pena conhecer e experimentar. A diversão é garantida!
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