Fique em forma para o verão!

Fique em forma

O verão está chegando e com certeza todo mundo quer estar bem para não fazer feio na praia. Pode ser que você não fique sarada em 2 meses, mas poderá ter alguns resultados positivos em termos de estética, além de sentir um enorme bem estar, se começar a malhar já.

Para quem é sedentário uma das maiores dúvidas é como começar. Nós sempre enfatizamos que um programa completo de exercícios e conseqüentemente um programa que possa dar os melhores resultados em termos de estética e de condicionamento físico deve conter exercícios aeróbios, exercícios com pesos e alongamentos.

Mas toda a pessoa que deseja emagrecer, deseja também diminuir o peso na balança. Esta pessoa então, passa a ficar neurótica pela balança. O que conta para ela é diminuir o peso. Isto não acontece rapidamente. O ideal é que você aumente a massa muscular e perca gordura para ter um emagrecimento saudável e que faça você ficar em forma.

Ao iniciar uma atividade física, você começa a aumentar a massa muscular e isto pesa. Mas quanto maior a % de massa magra, mais acelerado fica o seu metabolismo e mais você gasta energia e diminui a % de gordura. Por isso os exercícios com pesos são excelentes para quem deseja emagrecer e ficar sarado. Eles devem estar incluídos no seu programa.

Mas se você é sedentário e pretende ingressar no mundo dos esportes, vá devagar. Faça uma avaliação física incluindo teste ergométrico, teste de biótipo e de valências físicas (força, resistência, flexibilidade etc...) antes de iniciar os exercícios. Isto é muito importante, mesmo que você pretenda fazer apenas caminhada. Através da avaliação, você fica sabendo como está fisicamente e os seus limites e pode assim, treinar de forma segura e eficiente para conseguir melhoras físicas.

Exercícios aeróbios:

Sugerimos aos sedentários um programa de 3 meses de exercícios aeróbios (caminhadas, bicicleta, transport, natação etc...) de 5x a 6x por semana de 30 a 60 minutos numa intensidade moderada, de acordo com o seu nível de condicionamento físico, baseado na avaliação feita.

O ideal seria escolher duas atividades diferentes. Ex: caminhadas 3x por semana e bicicleta 3x por semana em dias alternados, somando 6x por semana de exercícios.

Depois destes 3 meses iniciais, você deverá iniciar os exercícios com pesos, 3x por semana. Neste caso você poderá fazer 3x por semana de exercícios com pesos como musculação ou aula de localizada e exercícios aeróbios de 5x a 6x por semana, lembrando sempre dos alongamentos antes e depois dos exercícios.

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