Ginástica uma vez por semana?

Ginástica uma vez por semana

Vocês devem ter ouvido falar do Power Slow, um programa de musculação que está causando muita controvérsia. Disponível em livros, vídeos e nas academias dos Estados Unidos, este programa chegou ao Brasil e trás muitos questionamentos.

O que ele promete? O que mais chama a atenção é a promessa de perda de gordura e o ganho de massa muscular, adquirindo assim, um corpo sarado, além da mudança do seu metabolismo, do aumento da flexibilidade e, principalmente, da economia de tempo, já que o treino é feito uma vez por semana, em trinta minutos de exercícios de musculação.

Os exercícios são feitos com cargas altíssimas (praticamente o máximo de carga suportável), poucas repetições (cerca de 5 a 6 repetições), em velocidade lenta (20 segundos para cada movimento completo). Dá para ver que o esforço exigido é muito grande.

Na verdade neste tipo de treino - onde se trabalha com cargas altas, poucas repetições e velocidade lenta - o resultado oferecido não é nenhuma novidade entre os fisiculturistas. O que difere o Power Slow é a carga horária semanal de treino, de trinta minutos. Na musculação convencional os praticantes treinam, no mínimo, duas vezes por semana, até quatro ou cinco vezes na mesma semana.

Geralmente as pessoas que treinam duas vezes na semana são iniciantes que trabalham com cargas leves e vários grupos musculares no mesmo treino. Já atletas e pessoas em nível avançado, treinam com cargas altas e dividem os grupos musculares, trabalhando o mesmo grupo muscular de uma a duas vezes por semana. É lógico que há exceções de acordo com o objetivo do praticante e tipo de treino que este faz.

O importante é saber que para se ter bons resultados em termos de perda de gordura, ganho de massa muscular, mudança do seu metabolismo e melhora da sua condição física é necessário ter uma regularidade nos exercícios, além de uma dieta balanceada. O que adianta fazer exercícios uma vez por semana e ficar seis dias sem praticá-los?

Você pode até fazer a experiência, mas eu, particularmente, não acredito em bons resultados. Muito pelo contrário. Sabe-se que sobrecarregar a musculatura (que não se prepara regularmente) uma vez na semana, pode acarretar sérias lesões, como distensões musculares e outras.

Além disso, muitas pessoas que começam a praticar atividades físicas, sentem melhora no humor, na saúde e na estética, acabando por gostar de fazer exercícios, sentindo falta quando não faz. A atividade física é, para a maioria das pessoas, um grande prazer. E, quem não acha, deve insistir para que assim seja.

Quanto ao tempo disponível, o conselho é para que você faça força para conseguir arranjar o maior tempo possível na semana para a prática esportiva. Com certeza você irá agradecer mais tarde.

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