GYROTONIC, um novo aparelho no mundo fitness

GYROTONIC um novo aparelho no mundo fitness

Surge no mercado do fitness, um método que utiliza equipamentos exclusivos projetados sob medida para exercícios que proporcionam a máxima mobilidade corporal, através de movimentos tri-dimensionais circulares e rotativos de resistência suave.

Essa é a proposta do Gyrotonic®, que chega ao coração de São Paulo pelo Body & Mind Estúdio de Movimento, na avenida Paulista.

Único do Brasil que conta com aparelhos europeus, que se adaptam melhor ao corpo e garantem uma maior amplitude dos movimentos - todas as máquinas registradas no país são de origem Norte-americana -, o espaço é coordenado pela bailarina, terapeuta corporal e professora Adriana Almeida.

Com aulas personalizadas para os mais diversos públicos, o Body & Mind Estúdio de Movimento também é o único que conta com três aparelhos. Outra novidade é a formação na especialidade, direcionada para fisioterapeutas, terapeutas corporais, bailarinos, entre outros.

Combinando técnicas de dança, ioga, tai-chi-chuan e natação, o Gyrotonic® foi criado em meados dos anos 80 pelo bailarino romeno Juliu Horvath, a partir da necessidade de cura de uma lesão na coluna. O resultado foi uma engenhoca em madeira com tiras de couro, cordas, roldanas e manivelas que lembra uma máquina de tortura medieval ou mesmo alguns aparelhos de Pilates, mas com benefícios nada torturantes para o corpo e a mente, como força, flexibilidade e coordenação.

Com mais de 150 possibilidades de diferentes exercícios, o aparelho movimenta o corpo por inteiro, proporcionando aumento da coordenação motora e da flexibilidade, fortalecimento dos músculos, articulações, ligamentos e tendões, alinhamento da coluna, redução do estresse, aumento da concentração e equilíbrio e bem estar.

"Para melhor exemplificar o que desencadeia tais benefícios, o sistema nervoso é estimulado em fluxo constante, as articulações são movimentadas e os músculos ativados em alternâncias ideais", detalha Adriana, que aprendeu a técnica com seu criador, na Europa. Esse treinamento suave tem como conseqüência evidente melhoria da qualidade de vida e aumento da criatividade das pessoas que o praticam.

"O Gyrotonic® trabalha os movimentos em três planos, aumentando sua amplitude e dando mais força aos músculos, que estimula as cadeias funcionais como um todo, sem trabalhá-los isoladamente ou encurtá-los", explica Adriana. Além dos benefícios para quem tem uma lesão específica, como no joelho, ombros ou na coluna, por exemplo, o método vem conquistando cada vez mais adeptos que buscam um exercício diferenciado para entrar em forma ou um público direcionado.

"Não há restrições. Já tive ótimas experiências com gestantes, idosos e mesmo esportistas que queriam variar o estilo de malhação", conta Adriana, complementando que o método pode ainda ser usados por adolescentes para compreender melhor o seu corpo devido à grande transformação hormonal típica da idade, crianças e pessoas da terceira idade, propensas à osteoporose.

O método tem sido eficaz na reabilitação de hérnia de discos, escolioses, cifoses, lordoses, osteoporoses e fortalecimento muscular. É indicado para pessoas que estão em fase de recuperação pós-cirúrgicos, gravidez e pós-parto.

Body & Mind - Estúdio de Movimento Coordenado por Adriana Almeida, o Body & Mind Estúdio de Movimento está localizado na avenida Paulista. O espaço oferece aulas individuais, em dupla ou trio com horários flexíveis, atendendo inclusive nos finais de semana, sempre com horário marcado de acordo com a necessidade de cada um. A duração de cada seção é de 60 minutos e os exercícios são personalizados de acordo com as necessidades de cada aluno. Após um número mínimo de seções e com aval do instrutor, o aluno poderá praticar no aparelho o seu programa de treinamento com supervisão dos instrutores.

Comente

Últimas