Handgrip contra a hipertensão!

O aparelho, além de usado por atletas, pode auxiliar no controle da pressão arterial

Handgrip para que serve e como pode te ajudar a co

Nunca ouviu falar em handgrip? É um aparelhinho, manual ou digital, que ajuda a medir o quanto de força as pessoas conseguem fazer com as mãos. Essa ferramenta é muito usada por halterofilistas para melhorar a "pegada" nos aparelhos mais pesados, mas estudos indicam que pode ser ótimo para quem tem hipertensão.

A função principal do handgrip é medir quanta força a pessoa consegue fazer com a mão. É ideal para hipertensos, pois, através do cálculo, vai determinar a intensidade de exercícios indicada ao paciente.

O Dr. Celso Amodeo, cardiologista e diretor da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo, explica: "Calculando o nível de força que a pessoa aguenta manter por um determinado período de tempo, podemos recomendar a capacidade da atividade física. Aos pacientes hipertensos comuns, aconselhamos que façam atividades com média em 60% do resultado. Já às pessoas com problemas cardíacos mais graves, como histórico de infarto, o indicado é apenas 40% da carga".

Todas as atividades são sugeridas a todos os pacientes, devendo-se analisar apenas a intensidade de cada uma. Dr. Amodeo divide os exercícios entre isométricos, como musculação, e não-isométricos, como natação, caminhada, bicicleta, etc.

"O segredo", ele revela, "está em balancear os dois tipos e respeitar a recomendação de intensidade. Com essas duas ressalvas, qualquer hipertenso pode fazer os exercícios que quiser".

Não é só a prática de exercícios que colabora para o controle da pressão alta. Deve-se manter uma alimentação saudável (controlando gordura, sal, etc.), equilibrar as cargas de trabalho, lazer e exercício, conservar a quantidade e a qualidade de sono indicadas pelos médicos e evitar o tabagismo e o consumo de álcool, drogas e remédios que possam aumentar a pressão arterial, como os anti-inflamatórios.

Ao procurar alternativas não farmacológicas para controlar a hipertensão, a Associação Americana do Coração descobriu o handgrip e concluiu que manter o aparelho comprimido por cerca de cinco segundos constantes registra melhora correspondente a uma queda de 10% da pressão arterial.

Alguns estudiosos sugerem que a prática incrementa o trabalho do endotélio - camada dos vasos que produz óxido nítrico - diminuindo o sufoco dentro das artérias. Outros acreditam que o resultado é psicológico, a la efeito placebo, associando o movimento do handgrip com o de apertar bolinhas fofas. Em ambas as hipóteses, o resultado é o alívio do estresse.

O handgrip pode ser um grande amigo seu, no fim das contas. Que tal adotá-lo como mascote e usufruir dos seus benefícios, tanto como exercício para relaxar quanto para medir forças? O que não vale é você ficar aí pensando que, por ter hipertensão, não pode se exercitar!

Juliany Bernardo (MBPress)

Comente

Assuntos relacionados: fitness handgrip

Últimas