Hidroginástica - Uma jóia do fitness

Hidroginástica  Uma jóia do fitness

Apesar do ser humano necessitar do oxigênio para viver, não podemos esquecer que durante os nove meses antes do nascimento ficamos super protegidos e flutuando tranqüilamente. Este é o nosso primeiro contato com o mundo líquido tornando-o muito familiar para todos nós, facilitando assim a prática da hidroginástica. A modalidade é ótima para qualquer pessoa e, ao contrário de algumas outras, não tem nenhuma contra-indicação para quem está com o peso acima do padrão normal ou em idade mais avançada e precisa de atividades que não exijam contato com o solo duro , para não causar impactos fortes, evitando lesões na articulação e ligamentos, principalmente na a coluna e nos joelhos.

É comum ouvirmos a afirmação de que o contato com água nos dá sensação de leveza. Isso é fisicamente provado, pois dentro da água nós usamos não mais que dez por cento de nosso peso corporal. Esse fato acaba facilitando a atividade para muitos que não têm uma aptidão física suficiente , para suportar o peso do próprio corpo numa situação normal. Um argumento muito forte também é que o meio líquido elimina o stress e o cansaço do dia a dia. Isso também é a absoluta verdade, a água faz uma massagem na musculatura aliviando as tensões , assim o corpo relaxa. No caso dos hipertensos, a piscina aquecida colabora sensivelmente para a estabilização da pressão arterial.

Do ponto de vista prático, outro fator que agrada na hidroginástica é que o suor e alta temperatura do corpo não são percebidos. Em dias mais quentes o calor acaba sendo um fator de desânimo para uma ginástica convencional. A melhora da postura é notória, pois o exercício realizado dentro da água faz com que o corpo, naturalmente, fique sempre alinhado, levando o praticante a fazer disso um hábito mesmo estando fora da água. As aulas de hidroginástica podem ser muito variadas tanto na intensidade como nos movimentos, possibilitando ao instrutor a liberdade de adequar a aula conforme a sua turma. Nas academias podemos encontrar ainda algumas outras modalidades variantes como o hidropower e o hidrospinng.

O trabalho de hidroginástica também é recomendado para as futuras mamães, todos os benefícios citados contribuem para que o parto seja muito mais eficiente e o pós-parto muito menos traumático. Em suma, os benefícios são inúmeros: melhora do sistema cardiorrespiratório, fortalece a massa muscular, diminui o percentual de gordura, diminui o stress, elimina lesões e ainda traz momentos de descontração e alegria. Mas não se esqueça, procure sempre uma academia bem equipada e com instrutores formados. Feito isso, o que está esperando para começar a colher essas verdadeiras maravilhas?

Comente

Assuntos relacionados: fitness hidroginástica benefícios

Últimas