Hot Yoga

Exercício em sala aquecida pode eliminar até 900 calorias!

Hot Yoga

Praticar qualquer tipo de atividade física no frio dá uma preguiça danada. As baixas temperaturas costumam aumentar as calorias dos cardápios (massas, fondues), mas nem essa constatação ajuda você a deixar a coberta quentinha e as pantufas de lado.

Mas a gente tem uma dica: que tal praticar uma atividade dentro de uma sala bem quente (quente mesmo, cerca de 40 graus) e ainda perder até 900 calorias? E então, se animou? Essa modalidade é conhecida como Hot Yoga ou Bikram Yoga.

Conforme explica a professora Silvia Pilz, da Birkam Brasil, a sala bem quente facilita a execução das posturas e, ao mesmo tempo, faz com que o aluno, através da transpiração, realize uma espécie de desintoxicação diária. "É uma sequência de 26 posturas de hatha yoga. A aula dura 90 minutos e pode ser feita várias vezes por semana."

O calor da sala é o grande diferencial da aula. A professa conta que, com o corpo aquecido, o aluno consegue fazer movimentos que não faria em temperatura ambiente. Com isso, acaba recebendo benefícios surpreendentes. Dentro da sala quente atletas, por exemplo, tratam até de lesões.

"Os resultados obtidos são surpreendentes e gratificantes. Além disso, no calor, o aluno aprende a lidar com seus próprios limites e descobre que pode ir além do que imaginava. A maioria dos alunos de primeira viagem chegam assustados com o calor e depois fica viciada nele", conta Silvia.

A hot yoga não tem contraindicação, afinal de contas, quem não quer aprender a ter controle da respiração e ampliar o autoconhecimento? "Não há quem não carregue no corpo ‘lixo’ emocional. Por isso, a hot yoga é indicada para qualquer pessoa que esteja buscando uma ferramenta que faça o corpo ajudar a mente a trabalhar melhor", afirma a professora da Bikram. Sem contar que a quantidade de calorias perdidas acaba atraindo quem está acima do peso, mas não está com pique para iniciar um treino de academia.

E se você sofre com pressão baixa e, por isso, teme adotar essa modalidade, Silvia tranquiliza: "Nosso calor é calculado. Temos um sistema que controla a umidade, a ventilação etc. Não são 90 minutos numa sauna seca ou a vapor", garante.

A modalidade existe há mais de 40 anos e foi criada pelo guru indiano Bikram Choudhury. As primeiras escolas foram fundadas no Havaí e na Califórnia. E a cada ano vem conquistando espaço e adeptos em outros países. "A hot yoga cresceu muito nos Estados Unidos e Europa nos últimos anos", diz Silvia.


Juliana Falcão (MBPress)

Comente

Últimas