Mantenha-se ativo e tenha sempre uma boa postura. Sua coluna agradece

Mantenhase ativo e tenha sempre uma boa postura Su

Com o passar dos anos, vamos submetendo a nossa coluna a uma série de posturas inadequadas: impactos e esforços feitos sem nenhum cuidado.

Saiba que os males da coluna são perfeitamente evitáveis.

Basta se conscientizar de como preservá-la adequadamente. Muitas pessoas não conhecem o próprio corpo, como ele funciona (bem ou mal), nem como manter a saúde geral do organismo.

Gestos como andar, sentar e até mesmo dirigir o carro podem representar a diferença de uma coluna saudável ou não.

Muitos danos podem ocorrer se você insistir numa postura errada. Quanto antes corrigido e trabalhado, mais fácil fica eliminar os vícios de postura. Os exercícios físicos, sem dúvida, contribuem muito para evitar lesões e também corrigir problemas já detectados.

Músculos fortes, treinados e com boa flexibilidade protegem a coluna, diminuindo o risco de lesões.

As pessoas que têm problemas de coluna necessitam de um trabalho de musculação para fortalecer os músculos que estão relaxados ou flácidos e de muito alongamento para relaxar os músculos tensos, além de proporcionar maior flexibilidade, evitando lesões em quedas e movimentos bruscos como, por exemplo, estiramento e distensão muscular.

Algumas atividades físicas trazem grandes benefícios sem risco de impacto sobre as articulações e coluna, como a hidroginástica, onde mesmo quem tem problemas pode se movimentar bem, executando manobras que não poderiam ser executadas fora da água.

Preserve ao máximo a sua saúde, pois sempre há resposta para tudo que fazemos. Atitudes e vícios ruins trarão, mais cedo ou mais tarde muitos problemas. Por isso, cuide constantemente da sua alimentação, faça atividades físicas regularmente e mantenha uma boa postura.

O seu corpo irá agradecer! Mas, se você já apresenta problemas de coluna, então procure um médico, faça uma avaliação e siga as recomendações do profissional. Provavelmente você terá que fazer as atividades preventivas e acrescentar outras como RPG, fisioterapia etc.

Dica

Sempre que você puder (se possível todos os dias, antes de deitar), deite na quina de uma parede, formando um ângulo de 90 graus com esta, estendendo as pernas e mantendo a coluna alinhada. Encaixe o quadril no chão e, a partir deste, todas as vértebras, como se quisesse encostar toda a coluna no solo. Mantenha o queixo para baixo, alongando a cervical.

Fique nesta posição por 5 minutos, depois vire de lado, sente, fique de pé e alongue os braços para cima, com o corpo reto. Gire a cabeça para os dois lados. Se você tem problemas de coluna, pergunte antes ao seu médico sobre os exercícios que pode ou não fazer.   

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