Megaeventos ajudam a derrubar o sedentarismo

Megaeventos ajudam a derrubar o sedentarismo

Buscando mostrar a relação entre atividade física e a saúde, bem como mostrar os benefícios de ter um estilo de vida mais ativo e saudável, várias instituições e empresas têm se preocupado em promover eventos que incentivem a prática de uma atividade física e a quebra do sedentarismo.

São estudadas, programadas e agendadas inúmeras atividades esportivas incluindo jogos, caminhadas, excursões, eventos esportivos entre outros. Você já deve ter visto anúncios de programas como este: "Para agitar São Paulo no fim de semana, 50 jovens bandeirantes participarão da Caminhada do Agita Sampa, no dia 3 de abril, promovendo a animação desde a concentração até o término da caminhada, com brincadeiras e músicas típicas do movimento bandeirante".

Pois é. É muito importante que empresas e que o próprio governo se preocupe com a atividade física a alcance de todos, diminuindo o sedentarismo e também as doenças e agravantes que o sedentarismo pode causar.

O "Agita São Paulo" foi lançado em dezembro de 1996 e implantado em fevereiro de 1997. O Programa foi criado para combater o sedentarismo no Estado de São Paulo promovendo o nível de atividade física e o conhecimento dos benefícios de um estilo de vida ativa.

O Agita São Paulo é o resultado de um convênio entre a Secretaria de Estado da Saúde e o CELAFISCS, em parcerias que hoje envolvem mais de 200 instituições governamentais, não governamentais e empresas privadas.

Os objetivos do Agita São Paulo são promover o nível de atividade física da população e aumentar o conhecimento sobre os benefícios da vida ativa. A mensagem passada com o programa Agita São Paulo é a de que "todo cidadão deve acumular pelo menos 30 minutos de atividade física por dia, na maior parte dos dias da semana (se possível todos), de intensidade moderada de forma contínua ou acumulada".

São elaborados megaeventos relacionados aos focos do Programa (Crianças e Adolescentes - Trabalhadores - Idosos) como o Agita Carnaval, Agita verão, Agita trabalhador, Agita galera entre outros voltados a um público específico, mas sempre dando ênfase a importância de praticar regularmente uma atividade física ou pelo menos dando a conscientização desta.

Assim como o Agita São Paulo, outros programas como o Agita Brasil, o Agita Mundo e programas de outros países, tem conseguido alcançar o seu objetivo sempre com a presença de milhares de pessoas. Estes programas tem sido um sucesso, levando um público grande a se exercitar de forma saudável como no evento de 01/04, onde 18.000 pessoas se reuniram para fazer a caminhada Agita Mundo 2007, percorrendo as ruas de São Paulo, desde o Masp na Av. Paulista até a assembléia legislativa no Ibirapuera, dando um grande exemplo de combate ao sedentarismo.

Veja abaixo as vantagens de combater o sedentarismo e manter uma atividade física regular:

  • As pessoas ativas têm vida mais intensa, apresentam mais vigor, resistem mais as doenças e permanecem em forma. São mais autoconfiantes, menos deprimidas e estressadas.
  • Uma pessoa ativa, tem tendência a ter o seu peso dentro da faixa normal e mantê-lo com mais facilidade e por mais tempo do que a sedentária.
  • O ativo apresenta pressão arterial e freqüência cardíaca mais baixa do que o sedentário tanto em repouso quanto em atividade, desta forma, o ativo suporta por mais tempo o exercício enquanto o sedentário tem certas limitações cardiovasculares.
  • A pessoa ativa tem maior VO2 (volume de oxigênio pulmonar) e suporta atividades de longa duração com mais facilidade.
  • A atividade física melhora a postura e ajuda a combater maus hábitos como o fumo entre outros.
  • Fazer exercícios regularmente traz um enorme bem estar e pode evitar muitas doenças.
  • Comente

    Últimas