Musculação emagrece!

Estudo comprova que a prática pode queimar 40% mais calorias que os exercícios aeróbicos

Musculação emagrece

Quando se fala em emagrecer, os especialistas são unânimes em apontar a restrição calórica aliada à prática de exercícios aeróbicos, certo? Sim, essa fórmula está correta e tem sucesso, mas a musculação também pode fazer parte da equação.

Quando você passa por um processo de perda de peso e começa a emagrecer, o corpo tende a ficar flácido, mesmo com exercícios aeróbicos. A musculação combate esse quadro, pois trabalha diretamente a musculatura, fortalecendo e enrijecendo. Além disso, a musculação aumenta a massa magra, que ajuda a acelerar o metabolismo. O músculo, apenas para manter-se "vivo", queima cerca de 15 calorias a mais do que a gordura por dia.

Um estudo feito pela Universidade do Maine, nos Estados Unidos, mostrou que a musculação deixa o organismo acelerado por aproximadamente 40 horas. Ou seja, depois do treino, você continua queimando mais calorias do que o normal. Isso acontece por que durante a musculação, o músculo passa por um processo de degeneração e precisa se recompor. O organismo então entra em estado anabólico, gastando mais calorias para regenerar o músculo e torná-lo ainda mais forte.

E fique sabendo que a musculação também pode queimar 40% mais calorias que os exercícios aeróbicos, segundo uma pesquisa realizada pela Universidade de Penn State. Enquanto um treino aeróbico gasta cerca de 300 calorias por hora, provenientes da sua reserva de gordura, um de musculação gasta mais ou menos a mesma quantidade em metade do tempo.

Os exercícios aeróbicos usam a gordura como combustível, já a musculação usa o carboidrato que fica alojado nos músculos. Por isso, se praticados juntos, potencializam o emagrecimento. E o resultado é melhor ainda se você praticar os dois exercícios no mesmo dia, começando pela musculação. Isso por que, antes de começar a se exercitar, o corpo está com um elevado estoque de glicogênio (reserva energética nas células musculares). A musculação consome essa substância e dessa maneira, você consegue otimizar a queima calórica e acelerar o consumo de gordura fazendo os dois tipos de exercícios.

Por Helena Dias


Comente

Assuntos relacionados: fitness emagrecer musculação

Últimas