Não desista dos seus exercícios

As festas de fim de ano não podem servir de desculpas para o sedentarismo

Não desista dos seus exercícios

As festas e as férias entraram em foco e, com isso, os exercícios físicos vão sendo deixados de lado. Entretanto, não precisa ser sempre assim. Para manter um bom resultado, você não pode começar e parar de praticar sempre que não conseguir ir à academia. Existem opções muito boas para continuar sua rotina de exercícios sem precisar deixar as férias de lado.

O personal trainer da rede de academias Fit Premium , Thiago Chicora, afirma: "Manter a regularidade na prática de exercícios, até mesmo durante as férias, é fundamental para obter um bom resultado. É importante para o bem-estar do indivíduo, para conservar a saúde em bom estado e é essencial para manter a boa forma física".

E não venha com desculpas de que se matricular numa academia litorânea é muito trabalhoso e caro. Com alguns bons amigos e muita boa vontade, é possível manter a forma física se divertindo. Você nem vai perceber as calorias indo embora se praticar um desses exercícios aqui:

Frescobol. Esse esporte tipicamente praiano, criado no Rio de Janeiro dos anos 40, tem como objetivo a cooperação entre os jogadores que não podem deixar a bolinha cair no chão. Usam-se raquetes de madeira, que podem ser ocas ou não, e uma bolinha de tênis para a prática do esporte. Além de ser super divertido, esta atividade ajuda a tonificar ombros, braços (bíceps e tríceps), panturrilhas e abdômen, desenvolve a força muscular e ainda dá uma turbinada no sistema cardiovascular. Além de ser uma ótima forma de perder calorias, já que, em uma hora de partida, queima-se cerca de 600 calorias.

Surfe. Só de ver o corpão dos praticantes, como os atores Rodrigo Hilbert e Danielle Suzuki, já dá para notar que esse esporte é um dos melhores para tonificar o corpo. Além de ser uma ótima atividade aeróbica, que ajuda a aumentar a capacidade cardiorrespiratória, ainda trabalha os principais músculos do corpo, melhora o equilíbrio, a agilidade e ajuda a relaxar. Só não se esqueça de que é preciso orientação profissional, caso você nunca tenha praticado, e todos os sistemas possíveis de proteção, além de tomar cuidado para não ir muito longe em mar aberto.

Caminhada. Essa é fácil, pode ser feita em qualquer lugar, em grupo ou sozinha. As possibilidades são inúmeras e os benefícios também. Entre os principais estão o fortalecimento dos ossos, a melhora da resistência cardiorrespiratória, o estímulo à circulação sanguínea e a grande ajuda à perda de peso. É preciso apenas roupas confortáveis, um tênis com amortecimento e vontade de caminhar. A OMS recomenda cerca de 30 minutos diários de caminhada, mas, lembre-se, quanto mais, melhor.

Stand Up Paddle (SUP). Esse esporte parece o surfe, mas utiliza um remo junto à prancha para auxiliar a locomoção. Por trabalhar em cima de uma superfície móvel, o SUP (sigla usada pelos praticantes de Stand Up Paddle) exige um trabalho de equilíbrio constante de quem pratica. Esse equilíbrio depende muito de as pernas e o abdômen estarem contraídos e concentrados na tarefa de não deixar a pessoa cair, por isso, são os membros mais estimulados pelo esporte. Pés e braços também ganham muito trabalho nessa modalidade que fortalece o sistema cardiovascular, auxilia no condicionamento físico, além de melhorar a coordenação motora e a concentração.

Vôlei. O voleibol é uma excelente opção para melhorar significativamente o desenvolvimento da capacidade aeróbica do praticante. As partidas, sempre hiper agitadas, trabalham principalmente os membros superiores, costas e ombros, mas as pernas também trabalham bastante na hora de impulsionar os saltos dados durante a partida. Entre os principais benefícios da prática estão o grande aumento da agilidade, o forte trabalho de coordenação motora, aumento de massa muscular, principalmente nas pernas, e um gasto calórico de, aproximadamente, 400 calorias por hora.

Escolha um (ou vários!) exercícios e pode partir para as férias. Com esportes divertidos na agenda de viagem, tanto as risadas quanto o corpão e a saúde estarão garantidos nesse verão.


Juliany Bernardo (MBPress)

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