Não espere o verão para se exercitar!

Não espere o verão para se exercitar

Estamos no mês que inicia a primavera, a estação que antecede o nosso maravilhoso verão, época de muito sol e de curtir as férias. Por todos os lados o frenesi que esta época provoca é enorme porque o calor pede roupas mais leves.

A procura pelas academias aumenta bruscamente no intuito de recuperar o tempo perdido e melhorar a forma física que teima em guardar gordurinhas extras. Muita gente passou o ano inteiro sem se exercitar por vários motivos, que vão desde a velha e conhecida preguiça até o corre-corre do trabalho, estudos e filhos. Se esse é o seu caso, não se desespere! O importante é você querer e saber que ainda dá tempo para se preparar e chegar a esta bela estação na melhor forma.

É importante que a retomada da prática da atividade física seja feita gradativamente, com moderação, respeitando os limites do seu corpo e tomando alguns cuidados simples como: a realização de um check-up completo, principalmente para as pessoas que nunca se exercitaram e querem começar; o uso de roupas leves e calçados apropriados que evitam possíveis lesões nas articulações; se a atividade física escolhida for ao ar livre, evite horários de sol forte; não se esqueça da hidratação corporal e se possível, busque auxílio de um profissional da área de Educação Física. Esta orientação especializada vai fazer com que o praticante (você) adote cargas adequadas para sua condição física e reduza sensivelmente os riscos de lesão.

Especialistas garantem que, "com uma carga de exercício bem determinada, hábitos saudáveis e alimentação equilibrada, os resultados chegam". Hoje praticamente todas as áreas da saúde recomendam "atividades físicas como alternativa para melhora da qualidade de vida e prevenção de doenças", mas é importante que isso seja algo regular, que se torne um hábito e não apenas um momento, durante o verão ou 1 mês antes, visando a estética. O ideal é que seja praticado o ano inteiro, para melhoria da saúde e para proporcionar bem-estar físico e psicológico a quem pratica.

Os exercícios que mais trazem benefícios para a saúde são os chamados aeróbicos. Andar, correr, pedalar, nadar, dançar são exemplos de exercícios aeróbicos que podem ser indicados. Escolha sua modalidade e siga algumas instruções:

1- Procure realizar seu exercício físico por pelo menos 20 minutos. O ideal é que tenha duração entre 20 a 60 minutos;

2- Faça sempre sua atividade física num nível de intensidade que seja confortável. A atividade física não precisa nem deve ser exaustiva para trazer benefícios;

3- Mantenha uma periodicidade de no mínimo 3 vezes na semana na prática de sua atividade física. Exercícios realizados esporadicamente e num nível de exaustão são mais prejudiciais que a inatividade;

4- Antes de iniciar sua atividade física faça alguns alongamentos. Estes movimentos também devem ser realizados ao final de sua atividade. Além dos efeitos de aquecimento e do resfriamento corporal, terão o efeito de melhorar sua flexibilidade.

Atividades físicas competitivas como futebol, basquete e vôlei também podem ser opções com benefícios reais para a saúde, desde que possamos adequá-los aos critérios acima estabelecidos. Procure envolver também seus familiares nestas atividades físicas. O hábito de praticar atividade física é contagioso!

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