O benefício dos esportes aquáticos

Aproveite que o calor chegou e invista em um esporte dentro da água

O benefício dos esportes aquáticos

Conforme vai chegando o verão, a procura pelos esportes aquáticos aumenta por diversos motivos. O primeiro é que malhar na água ajuda a refrescar no calorão. O segundo é que qualquer esporte feito na água não apenas queima, mas evapora calorias e ajuda a deixar os músculos tonificados e torneados.

E isso sem falar nos benefícios para a saúde. Eles desenvolvem equilíbrio, exercitam o sistema cardiovascular, flexibilidade e a força.

Além disso, exercita-se na água diminui o impacto sobre as juntas e articulações e tem efeito relaxante, já que a pressão aquática favorece a circulação sanguínea. Exercita-se dentro da água, diferente de outros esportes, faz o corpo se manter na mesma temperatura, o que permite malhar por mais tempo, se cansando menos e alcançando melhores resultados. As gestantes também se beneficiam, pois a água consegue reduzir em até 90% o peso corporal, tornando o ato de fazer exercícios, mais leve.

Conheça melhor os benefícios dos esportes aquáticos mais comuns.

Natação

A natação trabalha todos os grupos musculares de forma intensa, ajudando a eliminar gordura e a modelar o corpo. Uma aula queima, em média, 550 calorias. O trabalho braçal fortalece os músculos cardíacos, evitando futuros problemas cardiovasculares e combatendo os radicais livres. Quem nada deve tomar cuidados extras com o cabelo, já que é difícil não molhá-lo, mesmo com touca de silicone.

Hidroginástica

A hidroginástica é outro esporte bastante completo e indicado para pessoas que gostam de atividades dinâmicas. Ela aumenta a flexibilidade, coordenação, capacidade respiratória, além de trabalhar todos os grupos musculares e deixar o corpo torneado. Quer mais um ponto positivo? Os movimentos ativam a circulação e massageiam pernas e glúteos, ajudando a amenizar o quadro da celulite. Uma aula torra 450 calorias em média.

Stand up paddle

O stand up paddle é um esporte indicado para quem quer tonificar os músculos superiores. Por fazer movimentos semelhantes à remada, ele tonifica ombros e braços. E o equilíbrio que exige para se manter em pé, trabalha também os músculos do core. Uma hora da prática elimina em torno de 300 calorias.

Wakeboard

O esporte é ideal para quem curte aventuras. Nele, você se posiciona na prancha em posição de esqui e é puxada por uma corda amarrada a uma lancha em alta velocidade. O trabalho maior fica por conta das pernas, que precisam se equilibrar, e dos braços, que controlam a direção das cordas. Uma hora de wakeboard pode queimar até 600 calorias, mas é um esporte que exige bastante esforço físico, só deve ser praticado por quem já tem preparo.

Surfe

O surfe é um dos esportes aquáticos mais difíceis, mas quem consegue praticá-lo, não nega que os benefícios são inúmeros. Nele, os braços são bastante trabalhados, por causa das remadas, e as pernas e quadril também, já que você necessita desses membros para se equilibrar na prancha. Uma hora de surfe elimina até 500 calorias.

Por Helena Dias


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