Os benefícios da musculação contra a osteoporose

A prática regular de musculação melhora o equilíbrio e a coordenação motora

Os benefícios da musculação contra a osteoporose

A medicina já entendeu e comprovou que os exercícios físicos são benéficos na prevenção de doenças, como a osteoporose, causada principalmente pela baixa ingestão de cálcio, principal alimento dos ossos.

E como nossos ossos são estrutura vivas, que precisam se manter saudáveis, quando o corpo deixa de formar material ósseo novo suficiente, ou quando muito material dos ossos antigos é reabsorvido pelo corpo, ocorre a osteoporose.

Como ossos frágeis e sem tratamento adequando, a pessoa vai ter sérios problemas de saúde, como fraturas por compressão na coluna vertebral, no fêmur, nos quadris e nos punhos. Uma fratura nos quadris ou fêmur, por exemplo, que podem acontecer por simples escorregões em casa, podem gerar invalidez ou perda da capacidade de andar.

Como todo mundo quer viver mais e melhor, o jeito é prevenir ou buscar tratamento médico adequado. No caso dos exercícios físicos, que afastam os incômodos causados pela osteoporose ou de vez o risco de ter enfermidade, a musculação é a mais indicada.

Especialistas explicam que fazer musculação melhora os tendões e articulações, ajuda a devolver movimentos que já estavam começando a ficar limitados e fortalece a região da coluna vertebral.

Conheça outras razões para optar pela musculação.

Tonificação muscular: a prática da musculação tonifica os músculos e ajuda na perda de calorias. O treinamento com o uso do peso, melhora ainda mais essa resistência muscular.

Aumento da força: a musculação deixa a pessoa mais forte, auxiliando na resistência para o trabalho diário e possíveis momentos que exijam de você o uso da força.

Fortalece região da coluna vertebral: auxilia na prevenção de problemas na coluna vertebral, além de fortalecer a parte inferior das costas, diminuindo dores locais.

Melhora o sistema imunológico: assim como a prática dos demais exercícios, a musculação também auxilia no funcionamento do sistema imunológico.

Aumenta o equilíbrio: a musculação praticada regularmente auxilia a melhorar o equilíbrio e a coordenação motora do praticante.

Por Natália Farah


Comente

Assuntos relacionados: fitness osteoporose musculação

Últimas