Pacote anti-estresse

pacote anti estresse

Hoje em dia, a maioria das pessoas vive estressada. Há muitos fatores que levam ao estresse, mas há também muitas formas de se livrar deste mal.

A tensão (física e emocional) acumulada pode causar muitas doenças (que também podem ser físicas e emocionais). Muitas pessoas trabalham o dia inteiro ou trabalham de dia e estudam a noite e se sobrecarregam de tensão. Principalmente estas pessoas devem reservar um tempinho para cuidar do corpo e da mente, pois ele é um elemento essencial e deve estar bem para agüentar o pique de um dia de trabalho.

Prevenir é melhor que remediar. Assim sendo, o ideal é cuidar de você agora num processo de prevenção, evitando que surjam maiores problemas. Veja abaixo algumas dicas para afastar este grande inimigo:

  • Faça uma dieta balanceada, orientada por uma nutricionista.
  • Durma cerca de 8 horas por dia. Ao deitar desligue a tv e se possível coloque uma fita de relaxamento ou de música suave que facilite o seu relaxamento.
  • Antes de deitar, procure uma quina de parede e deite no chão com as pernas apoiadas na parede. Tente manter a coluna reta e a cabeça no prolongamento da coluna. Permaneça aí por 5 minutos. Faça uma avaliação das suas atividades diárias. Do que fez de bom e de ruim a você a aos outros. Medite na sua vida.
  • Ao acordar faça uma série (veja a nossa matéria sobre exercícios para fazer ao acordar) de alongamentos para ajudar o seu corpo a acordar. Não acorde correndo, atrasada e esbaforida. É melhor acordar 10 minutos mais cedo para alongar o corpo e espreguiçar.
  • Faça de 5 a 10 respirações profundas. Inspira em 3 tempos e solte em 6 tempos. Solte o ar o dobro de tempo da inspiração. Desta forma você ajuda a aumentar a sua capacidade respiratória, a menos que você tenha algum problema de saúde.
  • Mantenha uma regularidade nos exercícios. Eles são essenciais ao seu bem estar, além de trazer enormes benefícios. Se você quer ter uma qualidade de vida boa, com saúde e disposição, não deixe de se exercitar. Com 30 minutos diários você pode ter grandes resultados.
  • Entre os exercícios o que não deve faltar são os alongamentos, os resistidos (com peso) e os aeróbios. Inicie com treinos leves.
  • Como já dissemos, os treinos intensos moderam os níveis de cortisol e diminuem a adrenalina (que favorecem o estresse). Além disso, produzem a endorfina, substância relaxante que traz bem estar depois do exercício. De qualquer forma, permanecer ativo já ajuda muito. Se você não gosta de fazer musculação, tudo bem, opte por outra atividade como a dança, se isto lhe traz prazer. O importante é fazer exercícios regularmente e permanecer ativo.

  • Se você tem pouco tempo para os exercícios, divida o tempo que tem de forma inteligente e eficiente. Se quiser dicas me escreva para que eu possa ajudá-la a programar o seu treino.
  • Saia para passear ou viajar. Às vezes, uma paisagem diferente já traz um certo relaxamento.
  • Faça uma massagem relaxante uma vez por semana.
  • Beba bastante líquido (de acordo com a quantidade que a nutricionista achar importante).
  • Se você trabalha muito tempo sentada, é bom de vez em quando ou quando sentir necessidade, levantar e dar uma alongada no corpo, além de prestar atenção na sua postura durante o dia.
  • Sorria. Sorrir faz bem a você e a quem está com você.
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