Pan Rio 2007 - Os jogos mais limpos da história

Pan Rio 2007  Os jogos mais limpos da história

Uma grande agitação envolveu o Brasil nos últimos tempos - esperamos ansiosos pelos Jogos

Pan Americanos. Eles chegaram, agradaram, empolgaram, emocionaram e se foram, deixando as recordações de um gigantesco evento esportivo de âmbito internacional

O que ficou valeu a pena, pois este foi considerado o Pan Americano ‘mais limpo’ de todos os tempos, quando atletas, recordistas ou não, estiveram disputando suas

medalhas da maneira mais correta, dependendo somente da garra, auto-confiança, empenho e muito treino.

Um campeonato em que não ocorreu nenhum caso de dopping (administração ilegal de uma droga estimulante, que visa suprimir temporariamente a fadiga, aumentar ou diminuir a velocidade, melhorar ou piorar a atuação de um esportista), prevalecendo o esporte como deve

ser: limpo, competitivo, saudável e belo, no qual o atleta prima por sua saúde, mostrando que não importa a dificuldade do caminho para se chegar ao topo.

Com dedicação e perseverança é que se conquista a vitória. Não a vitória com a medalha no peito somente, mas aquela com a qual se vence pela luta, conquistando o direito de poder participar de um evento de tamanha importância como este. O evento trouxe para o Brasil a maior infra-estrutura já montada em Jogos Pan Americanos, conquistando assim o direito de receber Campeonatos Mundiais.

Todo o projeto foi elaborado e executado seguindo as normas do Comitê Olímpico Internacional (COI) visando as Olimpíadas de 2016. Com isso foram construídos o Estádio João Havelange, bastante moderno e capaz de acomodar 45 mil torcedores com conforto; o Complexo Esportivo de Deodoro e o Complexo Cidade dos Esportes, no Autódromo; a reforma do Complexo Esportivo do Maracanã e o Estádio de Remo da Lagoa, além de um Vila Olímpica maravilhosa com capacidade para abrigar 5662 atletas em suítes muito bem equipadas.

A Vila Olímpica atendeu 4000 atletas simultaneamente, tendo instalações para lazer e entretenimento e cercada por um cinturão de vegetação, dando um ar agradável ao ambiente.

Todos os complexos esportivos e a vila ficaram em uma área com cerca de 25 km de raio, facilitando assim a locomoção dos atletas. A integração que aconteceu serviu como um crescimento para o nosso povo, pois muitas pessoas que trabalharam como voluntários, tiveram a oportunidade de crescimento pessoal e cultural. Muitos, que nunca tiveram o contato com o esporte, puderam ver, conhecer e até torcer de tão perto.

Para que tudo isso ficasse pronto no tempo certo, milhares de pessoas se dedicaram na mão-de-obra, dia e noite, na construção desse sonho que se tornou realidade. Um sonho que deixou tudo isso e mais um pouco como herança para o esporte.

Foram capacitados agentes e cães farejadores, a compra de viaturas, aeronaves, rádios digitais, armamentos não letais, entre outras coisas para que a segurança fosse mantida.

E acima de tudo, ficará a memória de um momento especial, quando foram reunidos atletas de todas as Américas para uma confraternização histórica em torno dos valores do esporte.

Comente

Assuntos relacionados: fitness rio de janeiro pan americanos dopping

Últimas