Pedale com segurança na cidade

Cuidados e benefícios ha hora de pedalar

Pedale com segurança na cidade

O Rio de Janeiro tem a maior malha de ciclovias do Brasil. São Paulo não fica para trás e só em 2014, a Avenida Faria Lima terá mais 11,5 km de extensão para as bicicletas circularem. Mesmo assim, em 2013, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) afirmou que apenas 7% dos brasileiros utilizam a bike como meio de transporte principal. Por que você ainda não começou a pedalar na sua cidade?

De acordo com o governo do Canadá, baseado em um estudo realizado pela Canada Life Assurance Company, ir para o trabalho de bicicleta pode ser benéfico para o relacionamento profissional. Segundo o estudo, 47% dos entrevistados que praticaram a atividade física antes de trabalhar - ou mesmo foram ao trabalho com o transporte - tinham um melhor relacionamento com os seus colegas e, em geral, passaram a apreciar mais o ambiente onde trabalhavam.

Apesar de prática, a bicicleta pode parecer um transporte frágil, já que quem conduz está protegido apenas por capacetes, luvas e joelheiras. Mas é possível andar com a magrela por ai, sem ter riscos, seguindo alguns cuidados. É indicado utilizar outros equipamentos também, como luz traseira e dianteira (importante para dias de neblina e à noite), retrovisor, capa de chuva e coletes sinalizadores (para quem faz pedalada noturna ou em estradas). Ah! Muito cuidado com a música alta; ela impede que você escute os barulhos da rua, como buzinas, carros se aproximando, etc. E lembre-se sempre de ter água por perto.

Segundo Perla e Fabizzio Amabile Topper, fundadores do Bicicletando, serviço de auxílio aos bikers por mídias sociais e aplicativo, as sinalizações ao trânsito também são importantes para a segurança do ciclista. Busque ter cuidado ao transitar nas ruas, ande por vias que tenham espaços para bicicletas e nunca ande no sentido contrário da via, em corredores de ônibus, ou em calçadas. Utilize os braços para dar sinais sobre sua movimentação nas ruas e avenidas, peça e dê passagem. Se for possível, planeje o trajeto com antecedência.O mais indicado é andar na pista da direita e evitar lugares muito movimentados.


Dentre os benefícios, a bicicleta é um bem para a saúde, sem tamanho. A prática diária melhora a frequência cardíaca, capacidade respiratória, diminui os riscos de hipertensão, AVCs, doenças crônicas, ansiedade, entre outros benefícios para a saúde. No corpo, a bike trabalha membros inferiores, diminui cerca de 600 calorias em uma hora, aumenta massa muscular, acelera o metabolismo, deixa a pele mais saudável, e muito mais.

Por Caroline Sarmento

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