Pratique corrida - Parte II

Pratique corrida  Parte II

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De olho nas orientações anteriores e conhecendo os grandes benefícios que a prática da corrida nos trás, coloco agora algumas dicas para você também ser um corredor.

  • Postura: corra sempre mantendo o corpo alinhado e ereto, as mãos devem ficar relaxadas e os cotovelos levemente flexionados;
  • Balanço: o balanço dos braços contrário ao movimento das pernas é natural e deve ser mantido;
  • Freqüência Cardíaca: verifique sua freqüência cardíaca e veja se está dentro do seu ritmo cardíaco "ideal" (manter seus batimentos cardíacos em 75% da sua FCM);
  • Tempo de treino: aumente gradativamente o tempo de treino dia após dia, siga um planejamento é atingir seu objetivo, respeite sempre seu limite;
  • Volta à calma: após o treino caminhe por 5 minutos respirando tranquilamente;
  • Alongamento: essencial fazer antes da corrida e logo após, para soltar e relaxar a musculatura;
  • Fadiga muscular: intercale a corrida com outra modalidade aeróbica que pode ser a natação (em dias alternados), para não fadigar e até lesionar o músculo.
  • Alguns cuidados também são necessários antes mesmo de você sair correndo por aí. Então anote estes detalhes:

    Avaliação médica: essencial para todos, principalmente para quem tem mais de 30 anos;

    Local: deve ser seguro e tranqüilo;

    Piso: alterne as corridas em terrenos duro (como asfalto e concreto) com outras em terrenos macios (como grama e terra);

    Tênis: os melhores para corrida são os que possuem sistema de amortecimento de impacto, sistema antitorção e com regulagem de pisada (para pessoas com desvios posturais no pé);

    Musculação: é importante fazer para fortalecer a musculatura e evitar lesões;

    Horário: os melhores são pela manhã ou ao final do dia, a temperatura ambiente é mais baixa, agradável e ainda tem a iluminação solar;

    Hidratação: a melhor reposição de líquidos perdidos é a água, porém se o exercício for de longa duração e ainda em calor forte o ideal é fazer uso de bebidas isotônicas para repor líquidos e eletrólitos perdidos através do suor;


    Roupas: devem ser leves. O short deve ter abertura lateral para não atrapalhar o movimento das pernas e as mulheres devem usar tops que dêem melhor sustentação no lugar do sutiã, você pode usar meias especiais que absorvem melhor o suor e provoquem menos fricção nos pés.

    Semana que vem colocarei mais dicas e uma mostra de treino para quem está iniciando e para quem já pratica a corrida. Não perca!

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