Pratique corrida - Parte III

Pratique corrida  Parte III

Para quem está iniciando nesta modalidade, o ideal é não ter pressa e seguir corretamente todas as dicas.

Pessoas que estejam totalmente paradas há muito tempo devem fazer caminhadas leves pelo tempo que conseguir. Este tempo deverá ser anotado para que nos dias seguintes caminhe o mesmo e nunca menos que aquele feito no dia anterior.

Com o passar dos dias, o progresso é certo e gradativo. Com certeza você conseguirá caminhar por mais tempo e com velocidade acelerada.

As caminhadas a passo ligeiro preparam seu corpo para o exercício, e caminhar é também uma atividade benéfica para o sistema cardiovascular, ao mesmo tempo suave o suficiente para qualquer pessoa.

Conforme sua forma física for melhorando, você deverá ser mais exigente consigo mesma. Caminhe distâncias maiores ou ladeira acima, o que permitirá manter sua freqüência cardíaca ideal.

Você deverá começar com caminhadas de 15, 17, 20, 23, 25, 27 e 30 minutos três vezes na semana e em dias alternados sempre.

Ao atingir a velocidade acelerada na caminhada e os 30 minutos contínuos, você estará apta a passar para o nível 2, que é o de começar a correr.

Neste ponto é preciso também cautela e a corrida será feita parte do tempo. Você deverá alternar a corrida com a caminhada acelerada ao longo das semanas de treino.

Comece caminhando por 3 minutos e então corra num trote leve (cooper) cerca de 1 a 2 minutos, volte a caminhar 3 minutos e então corra mais 2 minutos até completar os 30 minutos de treino.

Na medida em que progredir deverá aumentar gradualmente o tempo investido na corrida e reduzir o da caminhada, apenas fique atenta a sua freqüência cardíaca.

Ao conseguir treinar por 30 minutos e manter comodamente sua freqüência cardíaca ideal, você já pode passar para o nível 3.

Nesta etapa, na medida em que sua condição física melhora, o seu sistema cardiovascular será capaz de distribuir a mesma quantidade de oxigênio de antes, só que trabalhando menos.

Conforme progride, passa gradualmente pelas etapas, comprovadamente você correrá mais rápido para manter o seu ritmo cardíaco ideal e estará queimando calorias suficientes para emagrecer.

Estando tudo certo até aqui você deverá exercitar-se agora por 40 a 45 minutos e pode ainda intercalar a caminhada com a corrida, desde que mantenha sua freqüência cardíaca ideal.

Neste ponto considere-se um corredor consumado, pois chegou ao nível 4 com maestria!


A partir de agora conseguirá correr 45 minutos de forma contínua e logo mais chegará aos 60 ou mais. Neste ponto, a corrida lhe trará grande prazer e poderá considerar-se um corredor experiente.

Aqui é você quem decide o seu progresso e até onde quer chegar, pois ninguém melhor do que você para conhecer suas próprias necessidades e limitações. Parabéns!

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